Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Esgueira - Municipio de Aveiro

Menu da Freguesia

Esgueira é uma freguesia portuguesa do concelho de Aveiro, com 17,15km de área e 13 431 habitantes (2011). Densidade: 783,1 hab/km.


A freguesia é constituída por vários lugares: Bairro do Vouga, Agras do Norte, Esgueira, Olho D´água, Mataduços, Alumieira, Paço, Quinta do Simão, Taboeira, Caião, Bela Vista e Cabo Luís.


A história de Esgueira remonta a tempos antigos, embora o documento onde aparece pela primeira vez o seu nome, date do ano de 1050.


A sua situação geográfica, junto da linha de maré, permitiu-lhe até ao século XVII a exploração de marinhas de sal com um comércio activo e uma intensa vida marítima durante séculos, tendo sido elevada a cabeça de comarca com juridisção sobre 31 vilas e 10 concelhos.


Recebeu foral do conde D. Henrique em 1110.


Em 1116, o Mosteiro do Lorvão tinha também bens nesta vila, que o nosso primeiro rei alargou em 1176, com a doação de Taboeira e outras.


Mas foi D. Sancho I que em Outubro de 1210 lhe definiu o senhorio por testamento à sua filha D. Teresa.


Em 8 de Junho de 1515, foi dado Foral à vila de Esgueira por D. Manuel I.


Entre 1528 e 1836, Esgueira foi concelho, constituído pelas freguesias de Esgueira, Cacia, Navió e Palhaça. Tinha, em 1801, 4 426 habitantes.


Com a elevação de Aveiro a cidade e a sua passagem à categoria de terra da Coroa, após o confisco aos duques implicados no atentado contra D. José I, desapareceram os antigos privilégios do ducado, podendo Aveiro ser cabeça de comarca e transferindo-se então a hegemonia de Esgueira para aquela cidade.


O decreto de 6 de Novembro de 1836, extinguindo o concelho e anexando Esgueira a Aveiro na qualidade de simples freguesia, rematou esse movimento de decadência.


Hoje, a freguesia de Esgueira é uma das maiores e a mais populosa do concelho de Aveiro.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro

A Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro e a Ciência Viva e está situada numa antiga fábrica de moagens de cereais do início do séc. XX, que pertenceu à Companhia Aveirense de Moagens.

A requalificação do edifício preservou as máquinas originais, que estão integradas num percurso de arqueologia industrial. Para além das exposições permanentes, o centro de ciência tem vários laboratórios, onde desenvolve uma diversificada programação para o grande público e para a comunidade escolar.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua dos Santos Mártires, 1A
3810 - 171 Aveiro
GPS: 40.6385421753, -8.4286537170
(+351) 234 427 053

Horários:

10h - 18h (terça a domingo)

Saber mais sobre Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

ADQUIRIR CARTÃO