Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Favaios - Municipio de Alijó

Menu da Freguesia

Conhecida pelo seu vinho moscatel, a aldeia de Favaios reserva-lhe algumas surpresas!

Situada no concelho de Alijó, integra-se no Douro vinhateiro que é património da humanidade. Implantada num dos mais belos planaltos da região, chegado a esta aldeia, pare, escute, olhe e prepare-se para uma viagem dos sentidos! É que além da deslumbrante paisagem, das marcas arqueológicas, das casas brasonadas e dos monumentos religiosos, Favaios oferece gastronomia de fazer crescer água na boca!

Percorrendo o vasto património a explorar numa visita por Favaios, começamos pelas muralhas do Castelo dos Mouros, prosseguimos com uma visita à Igreja Matriz de São Domingos, com a torre sineira mais alta do concelho, à Capela de Santa Bárbara, Capela de São Paio do século XVI, Capela de Santo António e, por fim, à Quinta de São Jorge, onde se encontra uma estela funerária romana. De outras épocas pode visitar equipamentos como a Fonte Manuelina e três Marcos Pombalinos. No centro da povoação destacam-se dois magníficos edifícios: o Solar dos Sepúlvedas, a Casa dos Távoras, antigas casas nobres e a Capela do Senhor Jesus do Outeiro. Não se admire se vislumbrar, durante o passeio, outros casarios opulentos.

Tanto o pão como o vinho possuem longa tradição no local, que pode ficar a conhecer em detalhe numa visita ao Museu do Pão e do Vinho. Não deixe de saborear o pão aqui produzido, uma verdadeira iguaria confecionada numa padaria tradicional: prove o famoso pão de Favaios, delicie-se com o trigo de “quatro cantos” ou com a bola de carne. Mas a gastronomia tem mais para oferecer: feijoada à transmontana, cabrito assado, milhos de vinhos dalhos, feijocas ensopadas, arroz de feijão, bacalhau assado na brasa, sopas de raia, pataniscas de bacalhau, bola de carne, leite-creme, aletria e arroz doce, na boa companhia dos vinhos regionais, sejam eles generosos ou de mesa, são muitas as opções a não perder! A visita não fica completa sem uma passagem pela Adega Cooperativa de Favaios.

Uma boa recordação para levar da aldeia, será o famoso moscatel e único no mundo o Moscatel de Favaios”! 

O setor secundário da economia é representado pela indústria de panificação, com o famoso trigo dos Quatro Cantos e pelo artesanato, com os tapetes de Arraiolos.

Visite-nos e deixe-se surpreender! 

 


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!