Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de São Pedro de Nordestinho

Freguesia de São Pedro de Nordestinho - Municipio de Nordeste

Menu da Freguesia

São Pedro de Nordestinho é uma das 9 freguesias do concelho de Nordeste, São Miguel Açores. Foi criada oficialmente a 16 de julho de 2002, em conjunto com as vizinhas Santo António e Algarvia, por divisão da antiga freguesia de Nordestinho.




São Pedro de Nordestinho é uma das 9 freguesias do município de Nordeste, ocupando uma área de 12.09 km2, o que corresponde a 11.92% do território do concelho.


De acordo com os u00faltimos dados disponibilizados pelo INE-Instituto Nacional de Estatística, a freguesia de São Pedro de Nordestinho é habitada por 273 pessoas (5.53% dos habitantes no concelho), das quais, 14.65% têm mais de 65 anos e 17.95% são crianças ou adolescentes.


Ainda em termos demográficos, constata-se que das 92 famílias residentes na freguesia de São Pedro de Nordestinho, 21.74% são compostas por uma u00fanica pessoa, e que o peso dos agregados domésticos com quatro ou mais indivíduos é de 16.30%


Nesta freguesia é possível visitar a Ermida de Nossa Senhora do Pranto, um museu etnográfico, um teatro do Divino Espírito Santo e a Igreja, tendo como padroeiro São Pedro.


Para além disto a freguesia alberga a Escola Profissional de Nordeste, o aterro sanitário do concelho, um nicho alusivo a Nossa Senhora de Fátima, bem como um jardim, parque infantil e coreto.


De destacar uma figura ilustre desta terra, o Padre Dinis da Luz que foi um grande defensor dos direitos do Nordeste, a nível local e nacional, levando o nome da freguesia e do concelho além fronteiras.


Em São Pedro de Nordestinho existem algumas casas de Turismo Rural, trilhos pedestres, uma zona de pesqueiro (parque de merendas) e acesso ao Pico da Vara (trilho não sinalizado).


O salão paroquial e o campo desportivo são locais de entretenimento para os jovens desta freguesia. Lavoura e agricultura são as vertentes de sustento das famílias que compõem esta freguesia.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Expolab - Centro Ciência Viva

O Expolab situa-se na Cidade da Lagoa, na Ilha de S. Miguel, a apenas 15 min de carro de Ponta Delgada. É gerido pela Sociedade Afonso Chaves e financiado pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia. O Expolab tem como missão promover a cultura científica e o ensino experimental das ciências e organiza ao longo do ano várias atividades, tais como exposições, palestras, experiências laboratoriais, jogos e ateliês para todas as idades.

Morada:

Avenida da Ciência - Beta, 8
9560 - 421 Lagoa
GPS: 37.7494964600, -25.5792884827
(+351) 296 960 520

Saber mais sobre Expolab - Centro Ciência Viva

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados