Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Pontos de Interesse na Freguesia de Fornelo do Monte

Freguesia de Fornelo do Monte - Municipio de Vouzela

Menu da Freguesia

Fornelo do Monte é uma freguesia portuguesa do concelho de Vouzela, com 15,24km de área e 288 habitantes (2011). Densidade: 18,9 hab/km.


Tem como freguesias limítrofes a de Cambra, Carvalhal de Vermilhas, Ventosa e Queirã. Está situada nas Faldas da Serra do Caramulo, a meia altura do monte, no extremo sul do concelho.


A área da freguesia encontra-se próxima da nascente do rio Dinha, afluente do rio Dão. Com o Vale de Besteiros estendido a seus pés, das suas ruas vislumbra-se uma paisagem de grande beleza. Ao chegar o Inverno, já se sente o soprar do vento e a carícia do frio da montanha.


A freguesia de Fornelo do Monte, é composta pelas seguintes povoações: Fornelo, Covas, Póvoa Pequena, Póvoa de Codeçais e Furadouro.


Segundo a tradição oral a origem da toponímia da freguesia tem 2 explicações possíveis. As pequenas comunidades medievais cultivam o pão a duros custos, alegremente malhado e seco nas grandes eiras, levando-se aos moinhos para o farinar, antes de se tornar o alimento precioso, meado de milho e centeio. Desses fornos, existiam uns grandes e uns pequenos (fornelos). Alguns habitantes afirmam que o nome provém da existência de 1 forno onde era cozido o pão para alimento dos habitantes. Ou Peqtras pessoas afirmam que o nome se deve às formas ou covas naturais que serviam de abrigo a homens e animais.


Primeiramente a freguesia era designada apenas por Fornelo. No entanto, para a distinguir de outros lugares do concelho de Lafões com o mesmo nome, passou a designar-se, a partir de 1436, de Fornelo do Monte. Este acréscimo do vocábulo u201cMonteu201d está relacionado com a situação geográfica da freguesia.


A freguesia de Fornelo do Monte tem como orago Santo Estêvão, um dos mártires dos primeiros tempos do cristianismo. A capela de Santo Estêvão, sobre a qual se ergueu a actual igreja paroquial, originou uma lenda curiosa.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados