Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Mundão

Freguesia de Mundão - Municipio de Viseu

Menu da Freguesia

Mundão é uma freguesia portuguesa do concelho de Viseu, com 15,79km de área e 2 385 habitantes (2011). Densidade: 151 hab/km.


O nome provém, como a maioria das localidades portuguesas do latim. Pensa-se que poderá vir de montanus, que significa habitante da montanha/monte, por se localizar num local alto e com uma boa visibilidade sobre a cidade de Viseu (do latim: Visonius). Evoluiu, no século XVII para "Mondam", como se pode ainda ler no cruzeiro que precede a chegada à Igreja matriz, no centro da localidade.


Esta evolução permite pensar que a origem da palavra também possa provir de "mondador" ou "mondadeira", deixando antever que se tratava de uma terra fértil e de cultivo, talvez parte de um feudo, na Idade Média, propriedade de alguns Senhor Feudal ou Nobre (a arte de mondar consiste em retirar as ervas daninhas, de modo a permitir que a "boa semente" cresça e se desenvolva, de modo a produzir fruto). Não havendo consenso sobre a real origem da palavra, também não há dados sobre a sua história mais antiga. Em vários livros da história da região, há referências aos "Cavaleiros de Mundão", o que deixa antever a possibilidade de ter sido um local frequentado por nobres.


Mundão tem também alguns monumentos dignos de referência: a existência de vestígios de uma anta, situada perto do actual estádio de futebol, deixando perceber que já na pré-história terá sido habitado pelos seres humanos e ainda vestígios da existência, no tempo dos romanos, de uma estrada, que ligaria Visonius (Viseu) à cidade de Roma (para onde confluíam e de onde partiam todas as vias, como é do conhecimento geral, nessa altura).



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados