Bem Vindo a<br>Freguesia de Vila Verde - contactos, morada, executivo, serviços, fotos - Freguesias de Portugal
IMPORTANTE: LIMPEZA OBRIGATÓRIA DE TERRENOS - PRAZO PROLONGADO - LEIA AQUI TUDO O QUE PRECISA DE SABER

Freguesia de Vila Verde

Menu da Freguesia

Vila Verde localiza-se a Lés-nordeste da sede de concelho, da qual dista cerca de 7 km.

É conhecida pela paisagem verdejante que a envolve e pela abundância de água captada nas vertentes do Cabeço Redondo.
Integra um dos mais interessantes monumentos classificados do concelho (IIP, Desp. Dezembro 1973), a Modorra ou Madorra, descrita como uma antiga fortificação tardo Romana, uma Torre, possivelmente de apoio à Via XVII, traçado norte, Estrada Militar Romana descrita por Antonino Pio no seu Itinerário. Nela é possível identificar uma das mais conhecidas argamassas romanas, o opus caementicium, que, pela sua resistência e durabilidade, foi utilizado nas grandes construções do império.
São igualmente referidas na bibliografias as insculturas de Vila Verde, que mais não eram que grafismos sulcados na rocha, denominadas Cara do Gato ou Nariz de Gato, na Eira do Outeiro, e ainda a Fraga do Lagarto e a Fraga do Boi.
O Monte de Cabrões, cumeada referencial para esta aldeia, foi outrora importante na produção de vinho e onde se localizava um antigo Povoado Fortificado (castro), destruído em consequência da plantação de árvores. Ainda hoje lhe estão associadas lendas de mouras encantadas, túneis e passagens secretas para Sta. Comba (Ousilhão).


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia




Sugestões de actividades: Vinhais e resto do País