Bem Vindo a<br>Freguesia de Uniao das Freguesias de Quiras e Pinheiro Novo

Bem Vindo à
Freguesia de União das Freguesias de Quirás e Pinheiro Novo

Freguesia de União das Freguesias de Quirás e Pinheiro Novo

Menu da Freguesia

Quirás está situada a Este da margem esquerda do rio Mente e a Oeste da margem direita do rioRabaçal, na zona da Lombada, e a Noroeste da sede concelhia da qual dista cerca de 34km.
O seu topónimo poderá derivar da palavra greco-latina Quiriacus.
De certos pontos da freguesia domina-se grande parte do vale do Rabaçal quase até à sua confluênciacom o Tuela, em plena “Terra Quente.” Para os lados da raia, espraia-se uma extensa região planáltica, agro-pastoril, de terrenos avermelhados e férteis, as chamadas “Terras de Lomba”.
O Pinheiro Novo faz parte integrante da região da Terra Fria, perto da Serra da Coroa e localiza-se a Nor-noroeste da sede de concelho da qual dista cerca de 35km.
Em tempos, a exploração mineira foi marcante nesta freguesia, pensando-se que a sua exploração
remonta ao período da Idade do Bronze.
Assim, o povoamento desta região iniciou-se há vários milhares de anos atrás, abundando, um pouco por toda a freguesia, vestígios arqueológicos que o comprovam.
Outrora, foi Curato de apresentação do Reitor de Santalha a cujo concelho pertenceu, até à data de extinção deste em 31 de Dezembro de 1853.
A aldeia de Pinheiro Novo caracteriza-se como uma aldeia tipicamente Transmontana, onde ainda se veem casas com telhado de colmo e de lousa.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados