Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Pontos de Interesse na Freguesia de Capeludos

Freguesia de Capeludos - Municipio de Vila Pouca de Aguiar

Menu da Freguesia

Capeludos é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Pouca de Aguiar, com 22,27km de área e 440 habitantes (2011) (densidade: 19,8 hab/km), situada no extremo norte do concelho, a 20km da sede.


Capeludos, sede da segunda Freguesia do concelho de Vila Pouca de Aguiar, situa-se ao centro de um triângulo que tem por vértices Boticas, Pedras Salgadas e Vidago. Separada das outras duas vilas, Boticas fica para lá do Rio Tâmega o que torna difícil o acesso à terra, u201cdo vinho dos mortosu201d mas comunicando por estâncias termais referidas por estradas, muito embora de fraca qualidade.


Inclui no seu territórios os seguintes lugares: Adagói, Bulhão, Capeludos de Aguiar, Freixeda da Cabugueira, Lama da Bouça, Paço e Vilarinho de São Bento.


A sua população em decréscimo, a envelhecer nitidamente nos u00faltimos anos, vive do trabalho ingrato e nada lucrativo da lavoura em crise profunda nesta região. A sua gente jovem sem possibilidades de aqui levar uma vida melhor, agarrou-se à emigração abalando sobretudo para a Suíça, em busca de francos que possam contribuir para a construção de uma casa. Isso já se verifica, pois já são muitos os prédios que se erguem e transformam a paisagem e dando vida a morros ou a qualquer sítio, abraçando já toda a aldeia de novas moradias. Moradias que acabam, afinal, por ficar fechadas a maioria dos meses do ano, apenas em agosto, os emigrantes aparecem a matar saudades do ninho onde nasceram, dos pais que lhes deram a vida ou ao convívio de amigos de infância. Os que por lá ficaram tentam ganhar algum dinheiro na construção civil. Os mais velhos, passam o tempo ao calor do sol ou num entretenimento de sueca à mesa do café.


A aldeia de Capeludos foi a residência do Professor Aníbal Ferreira do Espírito Santo, escritor e poeta que durante dezenas de anos leccionou na Escola Primária da aldeia, que faleceu em 29 de janeiro de 2011 . É considerado como uma referência entre as personalidades de Trás-os-Montes, surgindo no "Dicionário dos mais ilustres Transmontanos e Alto Durienses".



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados