Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Róios - Municipio de Vila Flor

Menu da Freguesia

A freguesia de Roios situa-se na parte oriental do concelho de Vila Flor, sensivelmente a meio do município. Está muito perto da sede de concelho. 

O povoamento da área da actual freguesia remonta, pelo menos, à época romana. O habitat romano de Parede Nova, na Curriça, estava localizado num esporão sobre a ribeira de Roios, em zona de excelentes solos agrícolas.

Foram encontrados no local fragmentos de tegulas, cerâmicas comuns e pedra de construção, incluindo algum granito, moedas romanas e uma pequena figura em bronze representando um carneiro, que está hoje no Museu de Bragança.

A Atalaia medieval de Maragato localizava-se no topo de um cabeço isolado na paisagem. Dado que não foram encontrados materiais de superfície e tendo em conta a pequena dimensão do espaço, é provável que este sítio tenha servido como pequena atalaia fortificada. Quanto ao topónimo Roios, o Abade de Baçal refere que o nome da freguesia provém de um nome próprio de homem. Frei Domingos Vieira tem outra teoria. Em sua opinião, roio é o equivalente de arroio, nascente ou linha de água. Pinho Leal chama-lhe também Arroio. 

Roios teve foral de D. Afonso III, dado em Guimarães a 2 de Abril de 1258. Foi um curato de apresentação do abade de Vila Flor.

Passou mais tarde a vigariaria, mas manteve a mesma apresentação. Aparece na comarca de Moncorvo em 1839, em 1852 na de Mirandela e em 1902 na de Vila Flor.

Em termos de património edificado, o destaque vai para a Igreja Paroquial, consagrada a S. João Baptista.

A ordenação heráldica da freguesia, publicada a 27 de Maio de 2003 em «Diário da República, n.º 122», é a seguinte: Armas - Escudo de ouro, com duas ânforas romanas de vermelho e cebola do mesmo, enramada de verde, tudo bem ordenado; campanha diminuta de três burelas ondadas de azul e prata. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: “ ROIOS “. Bandeira - De azul. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

Registo da Direcção-Geral da Administração Local, n.º 190/2003, de 16 de Junho de 2003.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Centro Ciência Viva de Bragança

O Centro Ciência Viva de Bragança está situado na margem esquerda do rio Fervença, no local de uma antiga central hidroelétrica. O moderno edifício utiliza sistemas inovadores que potenciam o arrefecimento e aquecimento naturais, poupando energia, e funciona como um módulo vivo, onde é possível visualizar o comportamento dos sistemas de controlo de ambiente interior.

O Centro de Ciência inclui também a Casa da Seda, recuperada com as características originais do antigo moinho e integrando os elementos de memória local e regional com os novos conteúdos de divulgação científica.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Morada:
Rua do Beato Nicolao Dinis
5300 - 130 Bragança
GPS: 41.8047790527, -6.7549500465
(+351) 273 313 169

Horários:
10h00 - 18h00 (terça a sexta)
11h00 - 19h00 (fins-de- semana e feriados)
Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Bragança

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.