Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Bem Vindo à
Freguesia de União das Freguesias de Ruivães e Campos

Freguesia de União das Freguesias de Ruivães e Campos - Municipio de Vieira do Minho

Menu da Freguesia

CAMPOS

Dista 18 Km da sede do concelho. Nos começos da nacionalidade estava incluída no julgado de Borba de Barroso (mais tarde, concelho de Ruivães, extinto em 31 de Dezembro de 1853). Foi vigairaria da apresentação do reitor de Viade até à extinção dos coutos, passando depois para a Coroa e, por doação, à Casa de Bragança.
Existem em Campos, dois fornos do povo, um no lugar de Lamalonga e outro em Campos, sendo cobertos de pedra lavrada a pico. A freguesia inclui os lugares de Cambedo, Campos e Lamalonga.
No perímetro da área desta freguesia existem cinco minas de Volfrâmio : Alto do Ribeiro de Beleirinho, Cruz de Manuel Couto, Monte da Casula, Ribeiro das Achas e Seprão, num passado próximo conhecidas por: Minas da Quebrada, Minas das Águas Terças, Minas de Álem Rio — Couto Mineiro de Campos (Companhia Alemã) e Minas da Chã Manuel Fernandes.

População
185 - Dados Censos 2011

Actividades económicas
Agricultura e pequeno comércio

Festas e Romarias
S. Vicente (último domingo de Agosto), Santo António (2.º domingo de Agosto) e Sagrado Coração de Jesus (Agosto)

Património
Igreja matriz ou igreja paroquial, fornos do Povo, Capela da Santo António, cruzeiro, ponte romana (Quebrada) e Casa da Finta ou da Renda (brasonada)

Outros locais
Carvalhal do Esporão, Serra da Cabreira e Barragem da Venda Nova e Grupo Coral

Gastronomia
Cabrito, vitela, cozido à portuguesa e batatas com couves e feijões

Artesanato
Croças, alfaias agrícolas, tecelagem, cestaria, rendas e bordados

Colectividades
Grupo Coral

Orago
S. Vicente
 

 

RUIVÃES

A freguesia de Ruivães está situada na margem esquerda do rio Rabagão, nas fraldas da Serra da Cabreira, a cerca de 25km da sede do concelho. Chamou-se antigamente Vilar de Vacas. Vem mencionada a primeira vez em documentos de 1426. Foi Vila e sede de Concelho, extinto por decreto de 31 de Dezembro de 1853. Conserva ainda o pelourinho, classificado como monumento nacional. Na sua área, perto da confluência do Cávado com o Rabagão, fica a Ponte da Misarela - lugar estratégico desde os Romanos (via militar Braga-Chaves-Astorga) e que foi cenário de combates na 2ª invasão francesa e nas guerras liberais(1827; 18-7- 1937). A antiga freguesia era reitoria da apresentação do reitor de Sta Maria de Veade.


População
738 - Dados Censos 2011

Actividades económicas
Agricultura, construção civil e pequeno comércio

Festas e Romarias
S. Sebastião e Santa Bárbara (3.º domingo de Agosto), Senhora dos Remédios (8 de Setembro), S. Pedro (29 de Junho), Santa Isabel (1º domingo de Julho), Senhora da Saúde (2.º domingo de Julho), Senhora do Amparo e Santa Bárbara (último domingo de Julho)

Património
Pelourinho, igreja paroquial, Ponte da Mizarela, Ponte de Saltadouro, Capela de Santa Teresa de Jesus e S. Cristóvão, Capela de Santa Isabel, Capela da Senhora do Amparo, Capela da Senhora dos Remédios e Casa do Capitão-Mor.

Outros locais
Alto de S. Cristóvão (antigo cemitério)

Gastronomia
Cabrito, vitela, cozido e "pica-no-chão"

Artesanato
Alfaias agrícolas, ferraria, tecelagem, rendas e bordados

Colectividades
Grupo Desp. e Cultural de Ruivães, Grupo Folclórico de Ruivães, Juventude de S. Martinho de Ruivães, Bombeiros Voluntários e Grupo Coral

Orago
S. Martinho
 

Horário
 

 

Quartas-feiras
das 15h00 às 19h00


Sábados
das 15h00 às 19h00

Terceiro domingo de cada mês
reunião aberta ao público - a partir das 10h30

 

FONTE: Camâra Municipal de Vieira do Minho


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

O “Curtir Ciência” está instalado nos edifícios originais da antiga fábrica de curtumes Âncora, um complexo do séc. XIX anterior à industrialização. É um dos mais emblemáticos edifícios da histórica Zona de Couros, que conserva as estruturas utilizadas nos processos tradicionais do curtimento de peles.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua da Ramada, 166
4810 - 445 Guimarães
GPS: 41.4395217896, -8.2919483185
(+351) 253510830

Horários:

Dias úteis: 9h00 - 18h00
Fins-de-semana e feriados: 11h00 - 19h00
Saber mais sobre Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

Planetário - Casa da Ciência - Centro Ciência Viva de Braga

No Planetário - Casa da Ciência de Braga há um módulo em destaque: o Planetário. Totalmente digital e imersivo, com 30 lugares sentados, os visitantes podem assistir a documentários científicos a 360º ou aprender astronomia com a simulação em tempo real do céu nocturno. Um espaço para todas as idades, com tecnologia sofisticada e conduzido por monitores altamente especializados.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua Maria Delfina Gomes 4 - Gualtar
4710-054 Gualtar - Braga
GPS: 41.5649337769, -8.3958702087
+ 351 253 695236 | + 351 964 351 350

Horários:

Segunda à Sexta-feira: 9.30h às 12.30h | 14.30h às 17.30h

Período semanal reservado para grupos escolares durante período letivo mediante marcação prévia e confirmação da equipa do Planetário- Casa da Ciência de Braga.

No mês de agosto e períodos de interrupção letiva o horário de funcionamento está sujeito às atividades disponíveis.

Aberto ao público em geral para sessões de Planetário Imersivo Digital mediante divulgação de atividades e sujeita a inscrição obrigatória e prévia no separador "MARCAÇÕES".

Saber mais sobre Planetário - Casa da Ciência - Centro Ciência Viva de Braga

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.