Menu da Freguesia
CAMPOS
Dista 18 Km da sede do concelho. Nos começos da nacionalidade estava incluída no julgado de Borba de Barroso (mais tarde, concelho de Ruivães, extinto em 31 de Dezembro de 1853). Foi vigairaria da apresentação do reitor de Viade até à extinção dos coutos, passando depois para a Coroa e, por doação, à Casa de Bragança.
Existem em Campos, dois fornos do povo, um no lugar de Lamalonga e outro em Campos, sendo cobertos de pedra lavrada a pico. A freguesia inclui os lugares de Cambedo, Campos e Lamalonga.
No perímetro da área desta freguesia existem cinco minas de Volfrâmio : Alto do Ribeiro de Beleirinho, Cruz de Manuel Couto, Monte da Casula, Ribeiro das Achas e Seprão, num passado próximo conhecidas por: Minas da Quebrada, Minas das Águas Terças, Minas de Álem Rio — Couto Mineiro de Campos (Companhia Alemã) e Minas da Chã Manuel Fernandes.
População
185 - Dados Censos 2011
Actividades económicas
Agricultura e pequeno comércio
Festas e Romarias
S. Vicente (último domingo de Agosto), Santo António (2.º domingo de Agosto) e Sagrado Coração de Jesus (Agosto)
Património
Igreja matriz ou igreja paroquial, fornos do Povo, Capela da Santo António, cruzeiro, ponte romana (Quebrada) e Casa da Finta ou da Renda (brasonada)
Outros locais
Carvalhal do Esporão, Serra da Cabreira e Barragem da Venda Nova e Grupo Coral
Gastronomia
Cabrito, vitela, cozido à portuguesa e batatas com couves e feijões
Artesanato
Croças, alfaias agrícolas, tecelagem, cestaria, rendas e bordados
Colectividades
Grupo Coral
Orago
S. Vicente
RUIVÃES
A freguesia de Ruivães está situada na margem esquerda do rio Rabagão, nas fraldas da Serra da Cabreira, a cerca de 25km da sede do concelho. Chamou-se antigamente Vilar de Vacas. Vem mencionada a primeira vez em documentos de 1426. Foi Vila e sede de Concelho, extinto por decreto de 31 de Dezembro de 1853. Conserva ainda o pelourinho, classificado como monumento nacional. Na sua área, perto da confluência do Cávado com o Rabagão, fica a Ponte da Misarela - lugar estratégico desde os Romanos (via militar Braga-Chaves-Astorga) e que foi cenário de combates na 2ª invasão francesa e nas guerras liberais(1827; 18-7- 1937). A antiga freguesia era reitoria da apresentação do reitor de Sta Maria de Veade.
População
738 - Dados Censos 2011
Actividades económicas
Agricultura, construção civil e pequeno comércio
Festas e Romarias
S. Sebastião e Santa Bárbara (3.º domingo de Agosto), Senhora dos Remédios (8 de Setembro), S. Pedro (29 de Junho), Santa Isabel (1º domingo de Julho), Senhora da Saúde (2.º domingo de Julho), Senhora do Amparo e Santa Bárbara (último domingo de Julho)
Património
Pelourinho, igreja paroquial, Ponte da Mizarela, Ponte de Saltadouro, Capela de Santa Teresa de Jesus e S. Cristóvão, Capela de Santa Isabel, Capela da Senhora do Amparo, Capela da Senhora dos Remédios e Casa do Capitão-Mor.
Outros locais
Alto de S. Cristóvão (antigo cemitério)
Gastronomia
Cabrito, vitela, cozido e "pica-no-chão"
Artesanato
Alfaias agrícolas, ferraria, tecelagem, rendas e bordados
Colectividades
Grupo Desp. e Cultural de Ruivães, Grupo Folclórico de Ruivães, Juventude de S. Martinho de Ruivães, Bombeiros Voluntários e Grupo Coral
Orago
S. Martinho
Quartas-feiras
das 15h00 às 19h00
Sábados
das 15h00 às 19h00
Terceiro domingo de cada mês
reunião aberta ao público - a partir das 10h30
FONTE: Camâra Municipal de Vieira do Minho
Conteúdo Brevemente Disponível
Entidades Públicas Nesta Freguesia
Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia
Forças de Segurança Nesta freguesia
Empresas Nesta Freguesia
Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Morada:
Rua da Ramada, 166
4810 - 445 Guimarães
GPS: 41.4395217896, -8.2919483185
(+351) 253510830
Horários:
Dias úteis: 9h00 - 18h00
Fins-de-semana e feriados: 11h00 - 19h00
Saber mais sobre Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães
Planetário - Casa da Ciência - Centro Ciência Viva de Braga
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Morada:
Rua Maria Delfina Gomes 4 - Gualtar
4710-054 Gualtar - Braga
GPS: 41.5649337769, -8.3958702087
+ 351 253 695236 | + 351 964 351 350
Horários:
Segunda à Sexta-feira: 9.30h às 12.30h | 14.30h às 17.30h
Período semanal reservado para grupos escolares durante período letivo mediante marcação prévia e confirmação da equipa do Planetário- Casa da Ciência de Braga.
No mês de agosto e períodos de interrupção letiva o horário de funcionamento está sujeito às atividades disponíveis.
Aberto ao público em geral para sessões de Planetário Imersivo Digital mediante divulgação de atividades e sujeita a inscrição obrigatória e prévia no separador "MARCAÇÕES".
Saber mais sobre Planetário - Casa da Ciência - Centro Ciência Viva de Braga
OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA
Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.
Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.
É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.
Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva