Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Bem Vindo à
Freguesia de União das Freguesias de Caniçada e Soengas

Freguesia de União das Freguesias de Caniçada e Soengas - Municipio de Vieira do Minho

Menu da Freguesia

CANIÇADA

Dista 9 Km do concelho. A freguesia é citada em documentos a partir de 1059. Nas Inquirições de 1220 aparece sob a designação de “De Sancto Thome de Canizada”, julgado de Penafiel, mas em 1320 aparece como inserida no concelho de Vieira.
Caniçada foi sede de concelho de Pena-fiel de Soaz, que englobava as actuais freguesias de Caniçada, Cova, Soengas, Ventosa, Vilar da Veiga e Louredo, por foral concedido por D. Manuel I em 26 de Julho de 1515.
Aqui se conservam ainda restos do pelourinho de 1672 (com as armas dos Sylvas) e a casa do Paço (antigo tribunal).
A freguesia é composta pelos lugares de Arijal, Assento, Barbedo, Barrosenda, Bolada, Chelo, Chãs, Cibrão, Encomum, Fagilde, Fajoi, Freita, Outeiro, Pardainha, Rechã, Toucedo, Tojeira e S. Miguel.
Como imóveis de interesse patrimonial são de referir os antigos Paços Municipais (no lugar de Paço, pertencentes à junta de freguesia); o pelourinho classificado, no lugar do Assento (primitivamente estava no lugar da Picota); a antiga Cadeia (na Casa da Picota); as alminhas em pedra no lugar de Rechã; o aglomerado rural da Picota; Casa do encomum (tem eira com arcos em pedra e capela); Capela da Casa de Cibrão, construção dos finais do século XVIII, tendo pedra de armas na sua fachada principal; Casa e Capela de S. Miguel, também do séc. XVIII.
Caniçada é viçosa e fecunda como Parada. À beira do rio os amieiros recurvam-se sobre as águas e internam-se pela colina, formando verdes e alegres matas, por onde a água das cheias vai abrindo poças e formando minúsculas lagoas. Pela encosta acima é todo um jardim de verduras e flores. Os castanheiros avultam nos montes e medram nos campos; aqui a vide agarra-se a eles com tenacidade, e vê-los-eis dando castanha e vinho... (...) Muito cego devia ser o escritor e jornalista que, referindo-se a Caniçada, falou nas suas veigas. É um despropósito dos tais que os italianos classificam de madornale, é uma enormidade. Em Caniçada não há veigas, há leiras, cuja terra os socalcos amparam, e pequenos campos, por onde desliza a água quente e fecundante que desce do alto. Porque aqui a água desce de todos os cantos, e por todos os cantos a ouvimos cantar, e despenhar-se em cascatas de suave atractivo. Um só exemplo: a cascata de Fagilde”, eis como o padre Alves Vieira descrevia a freguesia de Caniçada, em 1925, no seu livro “Vieira do Minho”. E Alves Vieira encerrava o seu apontamento sobre Caniçada com a seguinte nota informativa: “Não esquecer o facto referido na Corografia do padre Carvalho, de os habitantes deste concelho destruirem as armas dos Silvas; por julgarem que, por ter um leão, eram do rei de Castela”.

População
455 - Dados Censos 2011

Actividades económicas
Turismo Rural, Agricultura e pequeno comércio

Festas e Romarias
Nossa Senhora do Rosário (7º domingo após a Páscoa), Nossa Senhora da Glória (último domingo de Junho) e S. Miguel (Setembro)

Património
Antigos paços municipais, igreja paroquial, Capela da Senhora da Glória, Capela de S. Miguel, Capela de Cibrão, Pelourinho do Assento, Alminhas de Rechã e espigueiros

Outros locais
Barragem da Caniçada e Cascata de Fagilde

Gastronomia
Vitela, cabrito, "pica-no-chão" e cozido

Artesanato
Rendas e bordados, tecelagem e ferraria

Colectividades
Centro Cultural de Caniçada, Rancho Folclórico Infantil de Caniçada e Grupo Coral

Orago
S. Mamede

 

SOENGAS

Dista 8 Km da sede do concelho, situada na margem esquerda do Cávado. Surge em documentos de 1043 e nas Inquirições de 1220, como pertencente à terra de Penafiel de Soaz. Aproveitou o foral manuelino concedido a Ribeira de Soaz a 16 de Julho de 1515, de cujo concelho fez parte até meados do século XIX. Foi vigairaria da apresentação do abade de S. Martinho de Ventosa, passando depois a reitoria.
Têm interesse patrimonial a Casa dos Barbosas (com capela), em Soengas, Casa e Capela de Calvelos (setecentista, reconstruída na década de 80), em Calvelos e imóvel turístico de grande qualidade "a Pousada de S. Bento".
Soengas compreende os lugares de Calvelos, Campo, Além, Portelinha, S. Martinho, Soengas, Vale de Cuba, Vilares e Várzea.

População
148 - Dados Censos 2011

Actividades económicas
Agricultura e pequeno comércio

Festas e Romarias
S. Martinho (11 de Novembro) e Senhora do Socorro (3.º domingo de Junho)

Património
Igreja paroquial, Capela da Abadia, Casa e Capela dos Barbosas e Casa e Capela de Calvelos

Outros Locais
Barragem da Caniçada e Pousada de S. Bento

Artesanato
Miniaturas em madeira

Colectividades
Grupo Coral e Grupo de Legião de Maria de Soengas

Orago
S. Martinho


 

FONTE: Camâra Municipal de Vieira do Minho


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

O “Curtir Ciência” está instalado nos edifícios originais da antiga fábrica de curtumes Âncora, um complexo do séc. XIX anterior à industrialização. É um dos mais emblemáticos edifícios da histórica Zona de Couros, que conserva as estruturas utilizadas nos processos tradicionais do curtimento de peles.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua da Ramada, 166
4810 - 445 Guimarães
GPS: 41.4395217896, -8.2919483185
(+351) 253510830

Horários:

Dias úteis: 9h00 - 18h00
Fins-de-semana e feriados: 11h00 - 19h00
Saber mais sobre Curtir Ciência - Centro Ciência Viva de Guimarães

Planetário - Casa da Ciência - Centro Ciência Viva de Braga

No Planetário - Casa da Ciência de Braga há um módulo em destaque: o Planetário. Totalmente digital e imersivo, com 30 lugares sentados, os visitantes podem assistir a documentários científicos a 360º ou aprender astronomia com a simulação em tempo real do céu nocturno. Um espaço para todas as idades, com tecnologia sofisticada e conduzido por monitores altamente especializados.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua Maria Delfina Gomes 4 - Gualtar
4710-054 Gualtar - Braga
GPS: 41.5649337769, -8.3958702087
+ 351 253 695236 | + 351 964 351 350

Horários:

Segunda à Sexta-feira: 9.30h às 12.30h | 14.30h às 17.30h

Período semanal reservado para grupos escolares durante período letivo mediante marcação prévia e confirmação da equipa do Planetário- Casa da Ciência de Braga.

No mês de agosto e períodos de interrupção letiva o horário de funcionamento está sujeito às atividades disponíveis.

Aberto ao público em geral para sessões de Planetário Imersivo Digital mediante divulgação de atividades e sujeita a inscrição obrigatória e prévia no separador "MARCAÇÕES".

Saber mais sobre Planetário - Casa da Ciência - Centro Ciência Viva de Braga

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.