Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Ouca

Freguesia de Ouca - Municipio de Vagos

Menu da Freguesia

Ouca é uma freguesia portuguesa do concelho de Vagos, na Beira Litoral, em pleno distrito de Aveiro.


A Freguesia de Ouca, aprovada e publicada em 28 de Maio de 1966, no Diário do Governo, 2u00ba Série, é proveniente da Freguesia de Soza.

Com 16,29km de área e 1 805 habitantes (2011). Densidade: 110,8 hab/km.

Da freguesia fazem parte ainda as localidades de Carregosa, Rio Tinto e Tabuaço.

Tal como aconteceu em grande parte do Distrito de Aveiro, alguns agregados familiares emigraram, tendo sido especialmente a Venezuela um dos países escolhidos como destino para encontrar uma vida melhor. Outros destinos foram Brasil, França, Estados Unidos e Canadá.



Lugares


Carregosa

Ouca

Rio Tinto

Tabuaço


História


Ouca é terra muito antiga, citada em muitos documento datados da Idade Média. Ouca é referida como Auqua, posteriormente por Ouqua. No final do século XIII, passa a u201cAucau201d e no século XVII a u201cOuquau201d ou u201cOuquamu201d. Estes nomes advêm das águas salgadas de um braço de mar navegável, que aqui existiu em tempos remotos. Ouca, tal como se escreve atualmente, surge pela primeira vez no Foral de Vagos de 12 de Agosto de 1514.


O braço de mar era navegável desde Aveiro até ao lugar de São Romão (a menos de 2km de Ouca). Este braço de mar era provido de um canal, chamado Canal do Boco, bastante profundo. Nele navegavam embarcações como caravelas, onde se descobriram achados arqueológicos de embarcações marítimas soterradas e vestígios de consertos de embarcações.


A história de Ouca também esta profundamente relacionada com a do Mosteiro de Jesus de Aveiro, a partir do momento em que a u201cQuintau201d de Ouca, então da comarca de Esgueira, fora adquirida por Diogo de Ataída e D. Brites Leitão no século XV, estes retiraram-se da corte depois da batalha de Alfarrobeira, em 1448. Nesta u201cQuintau201d de terras muito produtivas, era cobrado o direito de portagem a tudo o que aqui se vendia.


Com a morte de D. Diogo de Ataída, da Casa de Atouguia, ocorrida a 15 de Julho de 1453, D. Brites Leitão, com 27 anos, u201cdona do lugar de Oucau201d, foi nomeada herdeira e encarregada de investir a u201cterçau201d do marido na Quinta de Ouca. Essa u201cterçau201d tinha como finalidade a criação de um bom hospital ou albergaria para peregrinos e religiosos, cujo o albergue foi fundado num terreno da Quinta de Ouca.


Mais tarde, D. Brites Leitão fundava o Mosteiro de Jesus de Aveiro como sugerido por Frei João de Guimarães (prior do convento dos Dominicanos de Aveiro) e não em Ouca como terá inicialmente idealizado. Seguindo Frei João de Guimarães u201ca quinta de Ouca era absolutamente imprópria para ela e suas filhas lá viverem, tanto mais que o conde de Odemira, D. Sancho de Noronha, pretendia embargar-lhe a posse da dita quintau201d.


D. Brites Leitão e suas filhas deixaram a Quinta de Ouca no dia 24 de Novembro de 1458. Porém, Ouca continuará ligada ao mosteiro por outro motivo. O tijolo do mosteiro foi fabricado nos fornos da propriedade da quinta de Ouca. E nas terras de Ouca o mosteiro tinha direitos de portagem de tudo quanto viesse de fora para vender (sal, sardinha, mexilhão, etc), a somar com foros pagos pelos lavradores sobre terras, vinhas, pomares e azenhas.


Atualmente são poucas as pedras que contam estas histórias, ao longo dos séculos pouco ficou. (In: Memórias de Ouca, de Eurico Simões Pena)


Demografia


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro

A Fábrica – Centro Ciência Viva de Aveiro resulta de uma parceria entre a Universidade de Aveiro e a Ciência Viva e está situada numa antiga fábrica de moagens de cereais do início do séc. XX, que pertenceu à Companhia Aveirense de Moagens.

A requalificação do edifício preservou as máquinas originais, que estão integradas num percurso de arqueologia industrial. Para além das exposições permanentes, o centro de ciência tem vários laboratórios, onde desenvolve uma diversificada programação para o grande público e para a comunidade escolar.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua dos Santos Mártires, 1A
3810 - 171 Aveiro
GPS: 40.6385421753, -8.4286537170
(+351) 234 427 053

Horários:

10h - 18h (terça a domingo)

Saber mais sobre Fábrica - Centro Ciência Viva de Aveiro

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva



Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados