Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Valdujo

Freguesia de Valdujo - Municipio de Trancoso

Menu da Freguesia

Valdujo é uma freguesia portuguesa do concelho de Trancoso, com 16,40km de área e 185 habitantes (2011). Densidade: 11,3 hab/km. É formada por três povoados, a Quinta da Igreja, a Quinta do Curral e a Quinta do Cabeço.

 

Valdujo esteve sujeita às justiças da vila de Moreira de Rei desde a sua fundação. Quando foi paroquialmente instituída, passou a ser uma das paróquias de Moreira, sendo sua filial, razão pela qual o cura de Valdujo era apresentado em alternância pelo pároco de Santa Maria e pelo de Santa Marinha daquela vila.

 

A sede da freguesia é formada por três pequenas aldeias: Quintã do Cabeço, Quintã do Curral e Quintã da Igreja. Estas três aldeias encontram-se localizadas numa prega de um vale que desce de um elevado cume do Cabeço Alto, onde tem origem o ribeiro de Valongo, topónimo que deve talvez a sua origem à dobra da falda oriental do vale.

 

Faz ainda parte da freguesia o lugar de Moitas, banhado pela ribeira do mesmo nome, afluente do Massueime.

 

Atendendo ao topónimo daquelas três aldeias, é de admitir que a sua antiguidade remonte ao domínio romano ou suevo-visigótico.

 

Na Quintã da Igreja foi construída, em tempos remotos, uma humilde basílica sob a invocação de Santa Maria. Sucedeu a esta a actual igreja, que em boa cantaria mostra ainda muito da sua antiga traça.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados