Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Valdujo - Municipio de Trancoso

Menu da Freguesia

Valdujo é uma freguesia portuguesa do concelho de Trancoso, com 16,40km de área e 185 habitantes (2011). Densidade: 11,3 hab/km. É formada por três povoados, a Quinta da Igreja, a Quinta do Curral e a Quinta do Cabeço.

 

Valdujo esteve sujeita às justiças da vila de Moreira de Rei desde a sua fundação. Quando foi paroquialmente instituída, passou a ser uma das paróquias de Moreira, sendo sua filial, razão pela qual o cura de Valdujo era apresentado em alternância pelo pároco de Santa Maria e pelo de Santa Marinha daquela vila.

 

A sede da freguesia é formada por três pequenas aldeias: Quintã do Cabeço, Quintã do Curral e Quintã da Igreja. Estas três aldeias encontram-se localizadas numa prega de um vale que desce de um elevado cume do Cabeço Alto, onde tem origem o ribeiro de Valongo, topónimo que deve talvez a sua origem à dobra da falda oriental do vale.

 

Faz ainda parte da freguesia o lugar de Moitas, banhado pela ribeira do mesmo nome, afluente do Massueime.

 

Atendendo ao topónimo daquelas três aldeias, é de admitir que a sua antiguidade remonte ao domínio romano ou suevo-visigótico.

 

Na Quintã da Igreja foi construída, em tempos remotos, uma humilde basílica sob a invocação de Santa Maria. Sucedeu a esta a actual igreja, que em boa cantaria mostra ainda muito da sua antiga traça.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.