Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Silveira - Municipio de Torres Vedras

Menu da Freguesia

Silveira é uma freguesia portuguesa do concelho de Torres Vedras, com 24,76km de área e 8 530 habitantes (2011) . Densidade: 344,5 hab/km.


Silveira, freguesia de criação relativamente moderna, foi desanexada da freguesia de São Pedro da Cadeira e elevada a esta condição em 1 de Outubro de 1926. Ocupando uma vasta área de 24,9 Km2, situa-se entre o verde da paisagem rural, salpicado por inu00fameros casais, e os tons azuis e esverdeados do atlântico. Tem como limites as freguesias de São Pedro da Cadeira a Sul, Ponte do Rol a Este e A-dos-Cunhados a Norte, e a Oeste é banhada pelo Oceano Atlântico. A sede da freguesia dista doze quilómetros da cidade de Torres Vedras, quatro da Praia de Santa Cruz e um da margem direita do rio Sizandro.


A freguesia de Silveira apresenta um nu00famero significativo de casais dispersos por toda a freguesia, acentuando a sua ruralidade, e ainda as seguintes localidades:


Boavista, Brejenjas, Caixeiros, Charneca, Casal Cochim, Casalinhos de Alfaiata, Cerca, Santa Cruz, Secarias, Silveira e Praia Azul.


O local mais conhecido desta freguesia, e o seu cartão de visita, é a Praia de Santa Cruz. Nos tempos idos designada por Santa Cruz de Ribamar, destaca-se das outras praias pela extensão, largura e brancura do seu areal, e ainda pelo imponente Penedo do Guincho que tem resistido incólume, por várias décadas, ao ímpeto revolto e bravio do mar. Fazem parte desta freguesia as seguintes praias:


Praia da Foz do Sizandro, Praia Azul, Praia da Varandinha, Praia das Amoeiras, Praia Formosa (Santa Cruz), Praia do Sul (Santa Cruz), Praia do Guincho (Santa Cruz), Praia da Azenha (Santa Cruz), Praia de Santa Helena (Santa Cruz), Praia do Centro (Santa Cruz) e a Praia do Navio (Santa Cruz).


Do património edificado destacam-se:


.Azenha de Santa Cruz.Capela de Santa Helena (Santa Cruz).Igreja de Santa Cruz.Igreja de Nossa Senhora do Amparo (Silveira).Capela de Nossa Senhora da Piedade (Casal de Valverde).Moinho de Caixeiros


Constituem ainda locais de interesse, o Aeródromo Municipal de Santa Cruz, os miradouros de Santa Helena e do Alto da Vela, o Pinhal Turístico de Casalinhos de Alfaiata e as inu00fameras praias ao seu dispu00f4r. Nas quatro freguesias do litoral de Torres Vedras existem vários locais de interesse turístico e vários monumentos a visitar.


As principais e mais conhecidas festividades estão relacionadas com os festejos do tradicional Carnaval de Verão e do Cortejo Etnográfico de 15 de Agosto ambos em Santa Cruz, e as inu00fameras festas e romarias celebradas um pouco por toda a freguesia, organizadas pelas colectividades e maioritáriamente realizadas durante a época de verão.


Foi nesta freguesia que nasceu Joaquim Agostinho, o mais famoso ciclista português.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Situado no Parque das Nações, em Lisboa, é o maior centro interativo de ciência e tecnologia do país. Ao longo de mais de 11 000 m2, o conhecimento científico alia-se à emoção e ao prazer da descoberta. Grandes exposições temáticas e centenas de módulos interativos estimulam a exploração do mundo físico e a experimentação por parte de visitantes de todas as idades.

O Pavilhão do Conhecimento ocupa o edifício do Pavilhão do Conhecimento dos Mares da Expo’98, uma obra premiada do arquiteto João Luís Carrilho da Graça.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Largo José Mariano Gago, Parque das Nações
1990 - 223 Lisboa
GPS: 38.7603607178, -9.0956153870
(+351) 218 917 100

Horários:

10h00 - 18h00 (terça a sexta-feira)
11h00 - 19h00 (fins de semana e feriados)

Saber mais sobre Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

O Planetário Calouste Gulbenkian surge do sonho e da iniciativa do Comandante Eugénio Conceição Silva, Oficial da Marinha e brilhante astrónomo amador. Projetado pelo arquiteto Frederico George, foi construído com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1963 e 1965. Em 2004 e 2005 o Planetário foi alvo de uma extensa recuperação, fruto de uma parceria com a Ciência Viva, que se tornou assim no seu principal parceiro. O actual projetor consegue apresentar mais de 9 000 estrelas, bem como a Via Láctea, cúmulos estrelares e nebulosas, as figuras das constelações e linhas didáticas auxiliares.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Praça do Império
1400 - 206 Lisboa
GPS: 38.6983375549, -9.2089462280
(+351) 210 977 350

Horários:

Terça a sexta-feira: 9h30 - 12h00 e 13h45 - 16h00
Sábado: 13h45 - 16h30

Saber mais sobre Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados