Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Ponte do Rol - Municipio de Torres Vedras

Menu da Freguesia

Ponte do Rol é uma freguesia portuguesa do concelho de Torres Vedras, com 9,77km de área e 2444 habitantes (2011) . Densidade: 250,2 hab/km.


A freguesia de Ponte do Rol encontra-se a cerca de 4km de Torres Vedras. Situa-se na margem direita do Rio Sizandro, e é composta pelos lugares de Ponte do Rol, Bemposta, Benfica, Gondruzeira, Calvo, Gibraltar, Soito e diversos casais.


O nome de Ponte do Rol deve a sua origem à passagem de um dos reis portugueses por aquele lugar, ao qual pedindo-lhe o povo que lhes mandasse fazer uma ponte sobre o rio Sizandro, ele prometeu-lhes que sim, tornando o povo na despedida a lembrá-lo, ao que ele respondeu "vai na ponta do rol".


Sobre o passado da freguesia, os factos tendem a apoiar-se em factores de ordem geográfica. Ao que parece, houve tempos em que o mar ganhava mais espaço à terra. Bem perto da zona marítima, naquela que era então a foz do rio Sizandro, os romanos fizeram crescer uma vila de certa importância económica a que chamaram de Gibraltar.


Com a chegada dos romanos à Península Ibérica ao século III a.C, os novos lusitanos foram obrigados a abandonar os seus castros, no alto dos montes, e a descer para os vales fluviais, mais férteis e produtivos.


A romanização fez-se sentir primeiro na instalação de novos povoamentos, mas também na técnica de construção das habitações, na construção de estradas e de pontes, e a nível económico e financeiro, a alteração profunda do regime fiscal e a introdução de novas técnicas agrícolas.


A fundação da freguesia terá ocorrido em 1530, exactamente no mesmo ano em que foi concluída a igreja paroquial, dedicada a Nossa Sr.u00aa da Conceição.


Para além da igreja paroquial, existe um cruzeiro, quatro fontanários, várias casas antigas, nove poços, duas pontes e dois moinhos, um dos quais ainda em actividade, na Gondruzeira. A Quinta da Palha, brasonada e com capela, é o mais importante bem arquitectónico de Ponte do Rol. A igreja paroquial terá sido construída no século XVI.


A nível económico a freguesia de Ponte do Rol foi uma das que sofreram um maior desenvolvimento, dentro do concelho.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Situado no Parque das Nações, em Lisboa, é o maior centro interativo de ciência e tecnologia do país. Ao longo de mais de 11 000 m2, o conhecimento científico alia-se à emoção e ao prazer da descoberta. Grandes exposições temáticas e centenas de módulos interativos estimulam a exploração do mundo físico e a experimentação por parte de visitantes de todas as idades.

O Pavilhão do Conhecimento ocupa o edifício do Pavilhão do Conhecimento dos Mares da Expo’98, uma obra premiada do arquiteto João Luís Carrilho da Graça.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Largo José Mariano Gago, Parque das Nações
1990 - 223 Lisboa
GPS: 38.7603607178, -9.0956153870
(+351) 218 917 100

Horários:

10h00 - 18h00 (terça a sexta-feira)
11h00 - 19h00 (fins de semana e feriados)

Saber mais sobre Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

O Planetário Calouste Gulbenkian surge do sonho e da iniciativa do Comandante Eugénio Conceição Silva, Oficial da Marinha e brilhante astrónomo amador. Projetado pelo arquiteto Frederico George, foi construído com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian entre 1963 e 1965. Em 2004 e 2005 o Planetário foi alvo de uma extensa recuperação, fruto de uma parceria com a Ciência Viva, que se tornou assim no seu principal parceiro. O actual projetor consegue apresentar mais de 9 000 estrelas, bem como a Via Láctea, cúmulos estrelares e nebulosas, as figuras das constelações e linhas didáticas auxiliares.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Praça do Império
1400 - 206 Lisboa
GPS: 38.6983375549, -9.2089462280
(+351) 210 977 350

Horários:

Terça a sexta-feira: 9h30 - 12h00 e 13h45 - 16h00
Sábado: 13h45 - 16h30

Saber mais sobre Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados