Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Pontos de Interesse na Freguesia de Açoreira

Freguesia de Açoreira - Municipio de Torre de Moncorvo

Menu da Freguesia

Açoreira é uma freguesia portuguesa do concelho de Torre de Moncorvo, com 23,97km de área e 524 habitantes (2011). Densidade: 21,9 hab/km. Açoreira, freguesia de Torre de Moncorvo, da qual dista cerca de oito quilómetros, abrange uma área de 2.397 hectares e situa-se numa elevação semiplanáltica do Reboredo. De solo muito acidentado com muitas elevações, onde predomina o xisto, as encostas e terrenos precipitam-se em direcção a vários cursos de água como a ribeira da Gricha, a ribeira da Fonte das Pingas, a ribeira de Casa Sós e a ribeira de Cano Velho, todas elas afluentes de uma maior de seu nome u201cRibeirau201d.


Tem como freguesias limítrofes Felgueiras, Maçores, Urros, Peredo dos Castelhanos, Moncorvo, Foz Cu00f4a e inclui uma anexa denominada Sequeiros que fica a uma distância de três quilómetros.


São vários os estudos e as explicações dadas para a origem do nome de Açoreira, por exemplo, em vários documentos, desde o Séc.VIII até ao Séc.XII, o nome da freguesia aparece escrito de duas formas, u201cAssoreira ou Assureirau201d, que, na altura significava u201cmatasu201d, u201cdevesasu201dou u201cmoutasu201d. Outras fontes defendem que a palavra Açoreira deriva de Assoeira que significava imagem pintada ou esculpida ou ainda terra que produzia u201cnespasu201d. Alguns autores, com algum fundamento, recorrem ao u201cPortugalie Moimenta Históricau201d, lembrando que, nas Ordenações de D.Duarte, Açoreiros era o nome dado aos homens encarregados dos Açores para caçar. Na opinião do povo, este nome deve-se ao facto de existir, noutros tempos, uma Quinteira que vendia soro. Nessa altura, as pessoas das aldeias vizinhas vinham comprar soro à aldeia e com o passar do tempo, a frase u201cVamos à Xoreirau201d repetiu-se continuamente, pelo que talvez tenha sido esta incorrecção linguística a dar o nome à aldeia.


Segundo fontes históricas, devia existir, onde se situa hoje o povoado desde tempos muito remotos e como prova disso existem vestígios de fortificações castrejas e restos de povoações como a Volta de Castra, que nos reportam para épocas celtas ou até mesmo anterior, uma vez que apareceram na zona machados de pedra e uma lucerna de bronze.


Segundo José Leite de Vasconcelos, em u201cReligiões da Lusitâniau201d, na povoação, concelho de Moncorvo u201capareceu uma berroazinha, como o povo lhe chama, de granito e já muito esmurrada. É muito pequena, com trinta e dois centímetros de comprimento e de circunferência abdominal de quarenta e quatro centímetros, encontrando-se actualmente no Museu Etnológico Português, facto que vem fundamentar uma das teses sobre o topónimo Açoreirau201d.


Mais tarde Açoreira viveu sob a dominação germânica e posteriormente sentiu a presença árabe, daí serem numerosas as lendas bem como os versos alusivos às Mouras Encantadas.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Centro Ciência Viva de Bragança

O Centro Ciência Viva de Bragança está situado na margem esquerda do rio Fervença, no local de uma antiga central hidroelétrica. O moderno edifício utiliza sistemas inovadores que potenciam o arrefecimento e aquecimento naturais, poupando energia, e funciona como um módulo vivo, onde é possível visualizar o comportamento dos sistemas de controlo de ambiente interior.

O Centro de Ciência inclui também a Casa da Seda, recuperada com as características originais do antigo moinho e integrando os elementos de memória local e regional com os novos conteúdos de divulgação científica.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Morada:
Rua do Beato Nicolao Dinis
5300 - 130 Bragança
GPS: 41.8047790527, -6.7549500465
(+351) 273 313 169

Horários:
10h00 - 18h00 (terça a sexta)
11h00 - 19h00 (fins-de- semana e feriados)
Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Bragança

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados