Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Sesimbra (Santiago)

Freguesia de Sesimbra (Santiago) - Municipio de Sesimbra

Menu da Freguesia

Orago: S. Tiago
População: 4841 habitantes


    A Freguesia de Santiago foi oficialmente criada a 8 de Abril de 1536, reconhecendo o poder régio o crescimento de Sesimbra e sobretudo a opção definitiva pelo mar. Até então o monte prevalecera sobre a praia, a terra sobre o mar a agricultura superava a pesca.

    No documento de criação da nova dizia-se que “D. Jorge, filho de El-Rei D. João II, mestre de Sant’Iago e de Aviz, Duque de Coimbra, Juiz executor, lavrou sentença que na igreja nova da Ribeira (Sesimbra), se faça campanário e pia de Baptismo e outras insígnias que à igreja paroquial pertencem e se dividisse entre as duas igrejas do Castelo e da Ribeira todas as rendas e proventos, ficando na igreja do castelo um beneficiando com os encargos de dizer missa e ministrar todos os sacramentos aos moradores do castelo.


    Desde a criação da nova freguesia a tendência é precisamente contrária e as novas necessidades de uma população crescente que necessitava de outros espaços e de uma actividade mais rentável.

    Sesimbra desceu então do castelo até à beira-mar e construiu casas permanentes, lançaram-se ao mar os homens. O peixe de Sesimbra ganhou fama tal que Duarte Nunes de Leão afirmou que a sua sardinha e a de Setúbal eram as mais saborosas de toda a Europa.

    José Custódio Vieira da Silva descreveu poeticamente este processo de transformação em Sesimbra “Há quatrocentos e cinquenta e seis anos Sesimbra cumpria o seu destino: descia à Ribeira, acariciava entre as mãos a areia suave da sua praia, olhava com firmeza o seu mar, fazia um pacto com ele. Daí em diante, só nas ondas pensaria: delas receberia o seu sustento, o seu peixe de prata, desde que nunca mais pensasse na terra, nos campos que as muralhas do castelo já não deixavam ver…”


    Em 8 de Abril de 1536 Dom Mendo Afonso, prior-mor do Convento da Ordem militar de Santiago de Palmela executou a Bula Apostólica de 1536, extinguiu a Igreja de Santa Maria do Castelo do seu papel de Igreja Matriz dando essa função à nova Igreja de Santiago “na povoação debaixo na Ribeira”.


    A Igreja foi mandada em 1534 construir por D. Jaime de Lencastre, neto de D. João II, bispo de Ceuta. O seu interior é de três naves de cinco tramos com arcos de volta perfeita e colunas capiteladas. As colunas do corpo do templo estão pintadas em estilo tardo-renascença.


Actividades económicas: Pesca e Turismo.

Feiras: Mercado levante, quinzenalmente (às sextas-feiras); Feira de Artesanato - ZimbrArte, aos 2os e 4os Domingos de cada mês.

Festas e Romarias: Festa do Senhor Jesus das Chagas (3,4 e 5 de Maio) S. Tiago (25 de Julho), Santos Populares (24 a 30 de Junho) e Carnaval, com desfile de escolas de Samba (domingo e terça-feira).

Património Cultural e Edificado: Igreja matriz de S. Tiago, Fortaleza de S. Tiago e capelas do Espírito Santo dos Mareantes, de S. Sebastião e Misericórdia.

Outros Locais de interesse turísticoAlém dos mencionados em património cultural e edificado é de salientar a Casa do Bispo, Paços do Concelho e pelourinho Municipal.

Gastronomia: Caldeirada, sardinhas assadas, mariscos (variados) peixe-espada branco e preto, além de outros peixes.

Artesanato: Miniaturas de embarcações e trabalhos com escamas de peixe.

Colectividades: Bombeiros Voluntários de Sesimbra, Sociedade Recreio Sesimbrense, Sociedade Musical Sesimbrense, Grupo Desportivo de Sesimbra, Clube Sesimbrense, Clube Naval e Escolas de Samba.



Conteúdo Brevemente Disponível

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal

O Centro Ciência Viva do Lousal está instalado num edifício que servia de apoio à antiga Mina do Lousal. Aqui, funcionavam o Gabinete de Geologia, o Armazém do Óleo, a Casa do Ponto, a Casa das Lanternas, a Casa dos Equipamentos de Trabalho e o Balneário para os mineiros.

O edifício – que continua bem presente na memória dos habitantes do Lousal – foi transformado num moderno Centro de Ciência, que apresenta exposições interativas e dinamiza atividades de ciência e tecnologia.

O Centro funciona ainda como polo interpretativo do complexo de arqueologia industrial da antiga mina.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Av. Frédéric Velge
7570 - 006 Lousal
GPS: 38.0352401733, -8.4251079559
(+351) 269 750 520/2

Horários:
10h00 - 18h00 (terça a domingo)

Saber mais sobre Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados