Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Castanheiro do Sul

Freguesia de Castanheiro do Sul - Municipio de São João da Pesqueira

Menu da Freguesia

Castanheiro do Sul é uma freguesia portuguesa do concelho de São João da Pesqueira, com 21,38km de área e 439 habitantes (2011). Densidade: 20,5 hab/km.


Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Foi anexada ao concelho de Trevões onde permaneceu até à sua extinção em 1855. Para além da vila, era composto pelas freguesias de Espinhosa e Pereiro e tinha, em 1801, 781 habitantes em 34km.


O Mosteiro da águias exerceu jurisdição não só espiritual mas também temporal na localidade.


O topónimo u201cAraisu201d recorda (segundo a tradição) o local ao ar livre do tribunal, reunião dos juízes ordinários e homens bons onde, em assembleia, discutiam os assuntos de interesse geral. O foral novo (manuelino) concedido em Lisboa em 1 de Fevereiro de 1514 abrange aquelas localidades, reconhecendo o Concelho do Castanheiro.


Os marqueses de Távora tiveram o senhorio em 1759, altura em que passou para a coroa. A u201cvillau201d de Castanheiro situava-se na vila velha que conservou o topónimo, e pertenceu ao concelho de Trevões até à sua extinção, em Outubro de 1855.


Bem situado geograficamente, a 37km da cidade de Peso da Régua, fica equidistante de duas sedes de Concelho (Tabuaço e São João da Pesqueira), com ligação por carreira ao Pinhão.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados