Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de São João da Madeira

Freguesia de São João da Madeira - Municipio de São João da Madeira

Menu da Freguesia

São João da Madeira (SJM) é uma cidade portuguesa do Distrito de Aveiro e da área Metropolitana do Porto com 21713 habitantes (2011). Pertence à região Norte.


É sede do mais pequeno município português em área, com uma u00fanica freguesia e apenas 7,94km, correspondendo à área da cidade, o que lhe confere uma elevada densidade populacional: 2734,63hab/km. O município é limitado a norte e a oeste pelo município de Santa Maria da Feira, e a este e sul por Oliveira de Azeméis. O seu forte desenvolvimento, na segunda metade do século XX, levou à expansão da sua área urbana para fora dos limites do seu pequeno concelho.


Tornou-se município autónomo da vizinha Oliveira de Azeméis em 11 de Outubro de 1926, tendo sido elevado ao estatuto de cidade em 28 de Junho de 1984, pela lei n.u00ba 13/84.


O lema de São João da Madeira é "Labor - Cidade do Trabalho". A cidade é conhecida, em Portugal, pela sua tradição na área industrial, particularmente em relação ao fabrico de chapéus e calçado. É reconhecida no país como a "Capital do Calçado".


Nos u00faltimos anos, São João da Madeira tem sido distinguida como uma dos melhores municípios para se viver em Portugal, em estudos de qualidade de vida . Em 2010, a cidade recebeu, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, o prémio de melhor município para se viver em Portugal, resultado obtido pelo estudo do Instituto de Tecnologia Comportamental, publicado no semanário Sol (jornal) .


São João da Madeira destacou-se ainda recentemente ao introduzir, em 2011, o turismo industrial em Portugal , e ao tornar-se, em 2012, o 1u00ba município do país com cobertura quase integral wireless .



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Empresas Nesta Freguesia