Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Ermidas-Sado

Freguesia de Ermidas-Sado - Municipio de Santiago do Cacém

Menu da Freguesia

Ermidas-Sado é uma freguesia portuguesa do concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setu00fabal, Baixo Alentejo, com 88,72km de área e 2 020 habitantes (2011). Densidade: 22,8 hab/km. Foi elevada a vila em 12 de Julho de 2001.


A designação Ermidas-Sado, primeiramente Ermidas-Estação, depois Ermidas-Gare e definitivamente Ermidas-Sado, (algumas vezes erradamente denominada como "Ermidas do Sado") deve-se ao facto de ter sido o local escolhido, na então herdade do Cartaxo, para a construção de uma estação de caminho de ferro para servir Ermidas, no escoamento dos seus produtos sobretudo cereais e suínos. Por sua vez, Ermidas deve o seu nome devido à existência,junto à localidade na herdade do Roxo, das ermidas de S. Roque e Nossa Senhora do Roxo, esta u00faltima ligada à Ordem Militar de Santiago.


Esta freguesia, que foi desanexada da freguesia de Alvalade no ano de 1915, é composta pelas localidades de Ermidas-Sado, Ermidas, Faleiros e Vale da Eira.


Servida a localidade por uma estação da Linha do Sul (e desde 1934, local de entroncamento com esta da Linha de Sines), os caminhos-de-ferro impulsionaram a construção de uma fábrica de moagem e descasque de arroz.


O desenvolvimento da freguesia deu origem à instalação de um grande nu00famero de unidades fabris.


A moagem de cereais, indu00fastria corticeira, transformação de madeira, construção e serralharia civil, panificação e hotelaria, constituem as suas actividades económicas principais


Está situada a noroeste do concelho de Santiago do Cacém e nela estão integrados vários locais de interesse turístico, dos quais se destacam as zonas piscatórias dos rios Sado e Corona, jardim pu00fablico, Igreja Matriz e o Moinho da Gamita.


No seu artesanato são características as pinturas na madeira, cerâmica e porcelana, quadros com miniaturas de instrumentos agrícolas em madeira e cortiça, bordados e rendas, azulejos e pinturas no barro.


Em 2004, com a electrificação da Linha do Sul, passou a existir uma passagem pedonal e rodoviária por baixo da ponte dos caminhos de ferro, que atravessa a vila. Os muros de betão foram então pintados, com base num projecto do escultor Gonçalo Condeixa. Foram também afixadas esculturas / árvores, para dar alegria ao muro. [1][2][3][4]




Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal

O Centro Ciência Viva do Lousal está instalado num edifício que servia de apoio à antiga Mina do Lousal. Aqui, funcionavam o Gabinete de Geologia, o Armazém do Óleo, a Casa do Ponto, a Casa das Lanternas, a Casa dos Equipamentos de Trabalho e o Balneário para os mineiros.

O edifício – que continua bem presente na memória dos habitantes do Lousal – foi transformado num moderno Centro de Ciência, que apresenta exposições interativas e dinamiza atividades de ciência e tecnologia.

O Centro funciona ainda como polo interpretativo do complexo de arqueologia industrial da antiga mina.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Av. Frédéric Velge
7570 - 006 Lousal
GPS: 38.0352401733, -8.4251079559
(+351) 269 750 520/2

Horários:
10h00 - 18h00 (terça a domingo)

Saber mais sobre Mina de Ciência - Centro Ciência Viva do Lousal

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados