Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Montes da Senhora - Municipio de Proença-a-Nova

Menu da Freguesia

Montes da Senhora é uma freguesia portuguesa do concelho de Proença-a-Nova, com 33,73 km² de área e 748 habitantes (2011). Densidade: 22,2 hab/km². Está situada num terreno acidentado, como se depreende da própria toponímia, limitado a norte pela freguesia de Alvito da Beira, a sul e a poente pela Sobreira Formosa, a nascente por Santo André das Tojeiras.

É povoação muito antiga, de fundação anterior à monarquia, provavelmente do tempo da dominação mourisca, segundo alguns dos estudiosos que a referem. E acrescentam que os vestígios existentes na serra do Chão do Galego, na gruta a que o povo sempre chamou «Buraca da Moura», são prova plena de tal filiação. A verdade é que a investigação é muito pouco convincente. Mas, nada repugna aceitar a hipótese pois a região era povoada ao tempo da chegada dos sarracenos, embora escassamente, e estes, na sua retirada lenta para o sul tiveram longos períodos de permanência nos lugares estratégicos, como seriam, na freguesia, alguns montes, nomeadamente a Portela das Talhadas e a própria serra do «Chão do Galego».

Pertenceu durante século à freguesia de Sobreira Formosa, acompanhando o antigo concelho desde o apogeu até à sua desagregação, em meados do século XIX. Depois, em 1921, foi constituída em sede de freguesia à custa daquela, ficando com 540 fogos onde vivem 2051 almas.

A população da freguesia vive quase exclusivamente da agricultura. Produz cerejas, centeio, milho, vinho, azeite, mel, explora convenientemente os pinhais, que se dão bem nestes terrenos, mas de rendibilidade diminuta. Por isso, tal como nas restantes freguesias do concelho, muitos são os que abandonaram os seus lares no últimos anos, partindo em busca de melhor sustento noutras paragens.

O comércio é diminuto, limitando-se aos produtos de primeira necessidade que transacciona em pequenas mercearias mistas, onde aparecem vinhos e miudezas, adubos e fazendas. Dedica-se essencialmente à fruticultura (cerejas, limões), confecções, serralharia, indústria alimentar.


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

O Centro Ciência Viva de Proença-a- Nova situa-se no Pinhal Interior Sul do concelho de Castelo Branco e o tema não podia ser outro: a Floresta. O edifício do arquiteto João Teixeira inspira-se no corte transversal de um tronco de pinheiro, determinando a disposição circular dos espaços. O Centro está rodeado por um ambiente de floresta com um lago, sobre o qual se debruça a esplanada do bar, levando os visitantes a refletir sobre o equilíbrio ecológico do planeta.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Estrada Nacional 241, Moitas
6150 - 345 Proença-a-Nova
GPS: 39.7333641052, -7.8759531975
(+351) 274 670 220

Horários:
Horário regular: 9h30 - 18h30 (terça a domingo incluindo feriados)
Horário de Verão (junho a setembro): 9h30 - 18h30 (terça a sexta) | 10h30 ?19h30 (fins de semana e feriados)

Saber mais sobre Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

ADQUIRIR CARTÃO

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.