Freguesia de Uniao das Freguesias da Se e Sao Lourenco - telefone, email, morada, executivo, serviços, fotos, empresas - Freguesias de Portugal


Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de União das Freguesias da Sé e São Lourenço

Freguesia de União das Freguesias da Sé e São Lourenço - Municipio de Portalegre

Menu da Freguesia

 A origem das duas Freguesias Urbanas, Sé e São Lourenço, remonta ao ano de 1550, quando Portalegre foi elevada à categoria de Cidade Episcopal.


Antes dessa data, na então Vila Portalegrense, existiam sete paróquias: Santa Maria do Castelo, Santa Maria a Grande, S. Vicente, Santa Maria Madalena, S. Martinho, S. Tiago e S. Lourenço.


Com a Bula Papal de Paulo III, de 21 de Agosto de 1549, alcançada pelo rei D. João III, ergueu-se a Sede da nova Diocese, reunindo-se as condições para que, na Igreja sede episcopal, se criasse a paróquia correspondente. Surgiu assim, a Paróquia da Sé, como comunidade paroquial independente.


Para designar os povoamentos que constituíam a rede paroquial, normalmente constituídos à volta das igrejas, usava-se o termo “paróquia”, termo que foi alterado para “freguesia” pela lei n.º 621, a 23 de Junho de 1916. 


As Freguesias de Santa Maria do Castelo, Santa Maria a Grande e São Vicente unificaram-se, sendo posteriormente extintas. As Igrejas de S. Martinho e Sta. Madalena foram demolidas no séc. XIX, subsistindo a de S. Tiago. Mantiveram-se, na parte urbana, a Freguesia da Sé e a Freguesia de São Lourenço.


Já nos finais do século XX, foram publicadas as ordenações heráldicas dos Brasões, Bandeiras e Selos Brancos destas duas Freguesias.


Até ao ano de 1999, todos os eleitores da Freguesia da Sé encontravam-se inscritos num mesmo posto de recenseamento – o posto “Sede” – e as mesas de voto estavam distribuídas unicamente pela zona histórica da cidade, dentro da área da Freguesia. Nesse ano, durante o mês de Abril, foi criado o posto “A” no Bairro dos Assentos e simultaneamente, aberta uma delegação naquele mesmo bairro, normalmente designada por Extensão.


No ano de 2001, foi criado um novo posto. Representado pela letra “B”, engloba os moradores do Bairro do Atalaião. A 28 de janeiro de 2013, é publicada a Lei n.º 11-A que dá cumprimento à obrigação de reorganização administrativa do território das freguesias, constante da Lei n.º 22/2012, de 30 de maio.


Deste modo, nasce uma nova Freguesia, resultante da agregação da Freguesia da Sé e Freguesia de São Lourenço, a qual se denomina UNIÃO DAS FREGUESIAS DA SÉ E SÃO LOURENÇO.


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados