Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Espinhal - Municipio de Penela

Menu da Freguesia

Espinhal é uma freguesia portuguesa do concelho de Penela, com 29,39km de área e 894 habitantes (2013). Ocupa uma situação geográfica privilegiada devido à sua estratégica localização que lhe permite ligar a Beira Litoral com o Interior.


Esta freguesia ocupou um lugar de importância na História de Portugal, onde se encontram várias referências, principalmente devido à importância da estrada que por ali passava fazendo a ligação norte-sul. Esta estrada foi a responsável pela evolução da freguesia porque beneficiava das trocas comerciais, nomeadamente na feira semanal que ainda hoje se realiza.


Desde o século XVI que esta freguesia se encontra ligada a atividades como a fundição do ferro e do cobre e do fabrico do papel. As atividades desempenharam um papel determinante no desenvolvimento da freguesia.


O Espinhal esteve envolvido nas Invasões francesas do século XIX devido à passagem das tropas francesas e portuguesas pela vila. A relevância desta vila é facilmente testemunhada pela existência de várias famílias nobres e das suas residências senhoriais.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.





VEJA TAMBÉM!