Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Valpedre - Municipio de Penafiel

Menu da Freguesia

Valpedre é uma freguesia portuguesa do concelho de Penafiel, com 6,31km de área e 1 576 habitantes (2011). Densidade: 249,8 hab/km.


História: Valpedre, além do Castro do Monte Mozinho, tem a Necrópole da Cruz da Giesteira que, constituída por três mamoas, se encontra seguindo por um caminho que vai do lugar de Vala (Valpedre) até ao sítio da Cruz da Giesteira. A sua documentação chega-nos através das Memórias do Mosteiro da Pendorada (1086), das Inquirições de 1258, doArrolamento das Paróquias de 1320, do Cadastro da População do Reino (1527) e do Censual da Mitra do Porto. Contam-nos escritos que o nome Valpedre terá a sua origem numa história de um lavrador chamado Pedro que deu a uma antiquíssima ermida dedicada a Santu2019Iago apóstolo, para a sua fábrica, um campo chamado Vale de Pedro. Esse campo estaria junto à capela que, passados anos, se transformou em Igreja Paroquial, com o nome de Val Pedre. Outros dizem que o tal campo foi dado por Pedro para passal do abade. Qualquer que seja a verdadeira história, mais tarde o nome do local passou a designar todo o espaço ao redor da Igreja, que é hoje a Freguesia de Valpedre. O documento mais antigo em que se regista esta doação data de 1079, anotando u201cvila petrisu201d. Ainda nesse ano, uma dama de nome godo Moniz, viu00fava de umSarrazínio, faz a seu filho Lu00facido Sarrazínio e sua mulher Gelvira Moniz doação de u201cmea ratione de Sancti Iacobe de Villa Pedri cum adjectiu00adonibus suisu201d. Isto é, a sua parte do padroado da Igreja de Santu2019Iago de Valpedre, pelos serviços prestados. Até ao Séc. XII, grande parte da Freguesia pertencia a fidalgos, entre eles os portucalenses Gascos (de Ribadouro) e também a estirpe dos fundadores de Paço de Sousa, entre os quais Ermígio Viegas eMónio Viegas (filhos de D. Egas Moniz e de D. Toda Ermiges). D. Ermígio Mendes, que aqui teve uma u201cquintãu201d (paço de honra), foi posteriormente senhor dahonra de Valpedre e padroeiro da igreja, em parte (a outra parte era dos herdadores-vilões). As Inquirições de l258 referem: u2018u2018na villa fue voactur Valpedri et parrochianorum sancti Iacobi ejusdem lociu201d, na paróquia não entrava o mordomo da Coroa nem u201cse lhe faz aqui forou201d, por ser de senhores que tinham u201cpropter dominium quod habentu201d, isto é honra, com a existência dos dois paços senhoriais. Partindo da Igreja Paroquial percorre-se uma Via-sacra, que termina na Capela e calvário de Valpedre, onde se destaca aCruz de Cristo, esculpida em granito. Já a Cruz da Giesteira é um monumento construído, segundo a tradição, para marcar as léguas. A confirmá-lo, oCruzeiro das Lampreias, situado na freguesia de Cabeça Santa a exactos cinco quilómetros e meio do de Giesteira.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Centro Ciência Viva de Vila do Conde

O Centro Ciência Viva de Vila do Conde está situado numa antiga cadeia do início do século XX de arquitetura invulgar. O edifício foi adaptado às novas funções, conservando algumas memórias do passado. Este centro de ciência tem como temas principais a água e o sangue.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Avenida Bernardino Machado, 96
4480 - 657 Vila do Conde
GPS: 41.3543357849, -8.7340288162
(+351) 252 633 383

Horários:
10h - 13h e das 14h - 18h (terça a sábado)
Aberto aos domingos para grupos superiores a 10 pessoas com marcação prévia
Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Vila do Conde

Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Situada num dos locais mais emblemáticos do Porto – o Jardim Botânico, a Galeria da Biodiversidade constitui-se como o primeiro Centro Ciência Viva dedicado especificamente à biodiversidade.

Um espaço onde a arte se cruza com a biologia e a história natural, estimulando uma panóplia de experiências sensoriais, propositada e cuidadosamente concebidas para celebrar a diversidade da vida, a Galeria da Biodiversidade é o primeiro espaço museológico do mundo criado de raiz segundo a filosofia da museologia total.

Neste local, os visitantes poderão encontrar um conjunto exemplar de 49 módulos expositivos e instalações, muitos dos quais desenvolvidos ou adaptados especificamente para a sua exposição permanente, que se organizam em 15 temas principais através dos quais se abordam os mais variados aspectos da diversidade biológica e cultural que hoje conhecemos. Com funcionalidades e características sem paralelo a nível mundial, e devidamente enquadradas numa gama extraordinariamente rica e diversificada de recursos museográficos, que vão desde modelos mecânicos até às mais sofisticadas plataformas multimédia e audiovisuais, esta nova e única plataforma cultural convidará os visitantes a embarcar numa viagem através da ciência, literatura e arte, durante a qual serão contadas as mais belas histórias sobre a vida.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua do Campo Alegre, 1191
4150-181 Porto
GPS: 41.1536598206, -8.6425714493
(+351) 220 408 727

Horários:

Galeria da Biodiversidade:
10h00 - 18h00 (terça a domingo)

Jardim Botânico do Porto:
10h00 - 18h00 (todos os dias)
09h00 - 19h00 (Horário de Verão - 1 de Abril a 30 de Setembro)
Encerra apenas nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro

Saber mais sobre Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

O Planetário do Porto foi construído em 1998 com a missão de promover a cultura científica junto da população, bem como proporcionar aos jovens, sobretudo através da astronomia, a motivação para a ciência e a tecnologia e a oportunidade de iniciação à observação e experimentação.

A sua programação, animação e gestão científica são do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. Tem uma cúpula de 12,5 m de diâmetro. Em 2015 o sistema de projeção foi totalmente renovado, convertendo-se ao digital.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua das Estrelas
4150 - 762 Porto
GPS: 41.1507186890, -8.6406564713
(+351) 226 089 800

Saber mais sobre Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados