Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Sebolido - Municipio de Penafiel

Menu da Freguesia

Sebolido é uma freguesia portuguesa do concelho de Penafiel, com 5,54km de área e 912 habitantes (2011). Densidade: 164,6 hab/km. Dista 20 Km da sede do concelho e está situada na margem direita do rio Douro.

 


Conquanto o povoamento do território desta freguesia seja muito anterior à nacionalidade (respeitam-lhe directamente diplomas do século XII, e há alusões às vizinhanças, Canelas etc. - muito anteriores), a sua elevação à categoria de freguesia é relativamente moderna, não vai além de dois séculos, pelo desmoronamento de Pedorido (Lugar de Rio Mau), cuja sede e maior porção ficavam da outra banda do rio Douro. Por esta natural razão, não é possível sempre, tratando-se das épocas em que Canelas e Sebolido eram uma só paróquia, distinguir-se a história de uma da outra, especificamente na Idade Média - o que até se reflecte na junção documental quase milenária, dos dois topónimos ou lugares, como na expressão sub dominio Penafidele loco predicto Cebelido (sic) et Canelas de um diploma de 1109 (Doc. Med. III, n.u00ba 310). Esta expressão garante que já antes da nacionalidade tais lugares entravam na vasta Terra de Penafiel.

 

A freguesia é plenamente coberta pelas grandes e declivosas concovas do monte cujo cume se chama Boneca popularmente, por alusão a qualquer achado ai de escultura antropomorfica ou existência antiga de qualquer mégalito desse aspecto. Este monte era d e todo próprio para a defesa castreja. A toponimia do território é abonadora de recuada antiguidade. O principal topónimo, anteriormente Cebolido, como etimológico derivado de feição comum do latim caeppula, corresponde a um latinismo caepullitu - ou caepolletu - pois os sufixos etu e itu equivalem-se na toponimia botanica, designando pois, um local onde proliferava uma espécie vegetal analoga à cebola.

 

Ligado a esta localidade esta o conde D. Ufo Ufes (970 -?) que foi Capitão general do concelho de Vieira, governador de Viseu. Este D. Ufa foi pai de Santa Senhorinha de Bastos.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Centro Ciência Viva de Vila do Conde

O Centro Ciência Viva de Vila do Conde está situado numa antiga cadeia do início do século XX de arquitetura invulgar. O edifício foi adaptado às novas funções, conservando algumas memórias do passado. Este centro de ciência tem como temas principais a água e o sangue.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Avenida Bernardino Machado, 96
4480 - 657 Vila do Conde
GPS: 41.3543357849, -8.7340288162
(+351) 252 633 383

Horários:
10h - 13h e das 14h - 18h (terça a sábado)
Aberto aos domingos para grupos superiores a 10 pessoas com marcação prévia
Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Vila do Conde

Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Situada num dos locais mais emblemáticos do Porto – o Jardim Botânico, a Galeria da Biodiversidade constitui-se como o primeiro Centro Ciência Viva dedicado especificamente à biodiversidade.

Um espaço onde a arte se cruza com a biologia e a história natural, estimulando uma panóplia de experiências sensoriais, propositada e cuidadosamente concebidas para celebrar a diversidade da vida, a Galeria da Biodiversidade é o primeiro espaço museológico do mundo criado de raiz segundo a filosofia da museologia total.

Neste local, os visitantes poderão encontrar um conjunto exemplar de 49 módulos expositivos e instalações, muitos dos quais desenvolvidos ou adaptados especificamente para a sua exposição permanente, que se organizam em 15 temas principais através dos quais se abordam os mais variados aspectos da diversidade biológica e cultural que hoje conhecemos. Com funcionalidades e características sem paralelo a nível mundial, e devidamente enquadradas numa gama extraordinariamente rica e diversificada de recursos museográficos, que vão desde modelos mecânicos até às mais sofisticadas plataformas multimédia e audiovisuais, esta nova e única plataforma cultural convidará os visitantes a embarcar numa viagem através da ciência, literatura e arte, durante a qual serão contadas as mais belas histórias sobre a vida.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua do Campo Alegre, 1191
4150-181 Porto
GPS: 41.1536598206, -8.6425714493
(+351) 220 408 727

Horários:

Galeria da Biodiversidade:
10h00 - 18h00 (terça a domingo)

Jardim Botânico do Porto:
10h00 - 18h00 (todos os dias)
09h00 - 19h00 (Horário de Verão - 1 de Abril a 30 de Setembro)
Encerra apenas nos dias 25 de Dezembro e 1 de Janeiro

Saber mais sobre Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

O Planetário do Porto foi construído em 1998 com a missão de promover a cultura científica junto da população, bem como proporcionar aos jovens, sobretudo através da astronomia, a motivação para a ciência e a tecnologia e a oportunidade de iniciação à observação e experimentação.

A sua programação, animação e gestão científica são do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. Tem uma cúpula de 12,5 m de diâmetro. Em 2015 o sistema de projeção foi totalmente renovado, convertendo-se ao digital.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rua das Estrelas
4150 - 762 Porto
GPS: 41.1507186890, -8.6406564713
(+351) 226 089 800

Saber mais sobre Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.