Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Cabril

Freguesia de Cabril - Municipio de Pampilhosa da Serra

Menu da Freguesia

A povoação de Cabril, no Concelho de Pampilhosa da Serra, está assente na serra que lhe dá o nome, dista da sede concelhia cerca de 12 km e é atravessada pelo rio Unhais, ao longo do qual se descobrem belas paisagens. Em Agosto celebram-se as festas religiosas em honra de S. Domingos, orago da freguesia, e  de Nossa Senhora de Lurdes. Domingos, fundador da Ordem dos Pregadores, nasceu em Calaruega em 1170 e morreu em Bolonha, em 1221. Com 26 anos tornou-se um dos cónegos reguladores que formou o capítulo da catedral de Osma. Em 1206, deu-se o ponto de viragem na sua vida, quando o seu bispo, Diego, se tornou o líder oficioso de uma missão papal enviada aos Albigenses heréticos que se tinham estabelecido firmemente no Languedoc. O bispo escolheu Domingos como companheiro; viveram na simplicidade e na pobreza e levaram a cabo grandes discussões com os seus oponentes. Depois da morte do bispo Diego, em finais de 1207, seguiram-se 5 anos de uma sangrenta guerra civil, massacres e selvajarias, durante os quais Domingos e os seus poucos seguidores perseveraram na sua missãop de conversão dos Albigenses. Em 1215, Domingos pôde estabelecer o seu quartel-general em Toulouse e a ideia de uma ordem de pregadores começou a tomar forma, sendo a empresa formalmente aprovada em Roma em 1216. Ele mesmo fundou mosteiros em Bolonha e por toda a Itália, e deu sempre uma especial atenção e importância à ajuda das mulheres na sua obra. A ordem que fundou foi um factor formativo na vida religiosa e intelectual na Europa medieval. Este santo foi ainda tema da canção Dominique, tão popular em 1963-1964. Ainda no domínio do profano, organiza-se em Cabril a tradicional Surra tradição que consiste numa espécie de julgamento coletivo onde entram 2 acusadores, munidos de funil, que se colocam em frente à casa da vítima que geralmente é o homem maltratado pela mulher ou a mulher alcoólica.

É de crer, pela arqueologia da região (em castros, dólmenes, etc), que o povoamento no território desta freguesia ascende a épocas pré-históricas. São de citar os seguintes topónimos: Armadouro, derivado de armada, que significa uma espécie de fortificação antiga; Malhou, o que deve ser diminutivo medieval de Malhoo, de sentido obscuro, se não é uma alteração de Malhão, por nasalação demasiada. Quanto a Cabril, é o arcaico cabril, local onde proliferava a cabra selvagem, montesa.

Cabril, eclesiasticamente, foi da paróquia inicial de Santa Maria da Pampilhos, e daí que o prior desta apresentasse aqui o cura. A instituição da paróquia própria, numa ermida, certamente pré-existente, de S. Domingos, modelada depois em igreja, deve considerar-se posterior ao século XVI.

A sua economia foi baseada durante muitos anos na produção de castanha e também de algum milho. Além dessas, ressaltam a pecuária, a pequena indústria e o pequeno comércio.

Ressaltam no património cultural e edificado da freguesia: Igreja Paroquial, capelas de Santa Apolónia, de Santo António, do Senhor dos Milagres, de Santiago, de Santa Luzia, do Senhor dos Desamparados, da Senhora de Lurdes, da Senhora das Dores, da Senhora da Saúde, da Senhora das Febres e da Senhora da Conceição e ainda as alminhas do Armadouro. Como locais de interesse, conhecem-se ainda os lugares da Ribeira e de Vale Grande. 


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra

O Exploratório abriu portas em 1995 e foi o primeiro centro de ciência a nascer em Portugal. Está localizado nas margens do Mondego, num complexo de 2 500 m2. Em 2015, reinaugurou com um novo pavilhão para exposições temporárias, um novo sistema de projeção digital a 360º para o Hemispherium e a reformulação das exposições já existentes.

O Exploratório é um centro de ciência multidisciplinar, que põe um foco especial nas questões relacionadas com a saúde e a medicina. Tem uma relação privilegiada com a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra e os seus laboratórios de investigação, com os quais desenvolve projetos de cultura científica para todos os públicos.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rotunda das Lages, Parque Verde do Mondego - Santa Clara - Apartado 5111
3041 - 901 Coimbra
GPS: 40.1967544556, -8.4286537170
(+351) 239 703 897

Horários:
Terça a sexta: 9h30 - 17h30
Sábados, domingos e feriados: 10h00 - 18h00

Saber mais sobre Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra

Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

O Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra é um moderno centro de recursos para o ensino e aprendizagem das ciências e difusão da cultura científica.

Localizado no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, disponibiliza duas salas com agradáveis espaços de leitura e trabalho e uma biblioteca e mediateca com acesso livre a livros, revistas, DVD e CD de diferentes áreas do conhecimento relacionadas com a cultura científica.

O Rómulo desenvolve ainda diversas atividades de divulgação científica com os mais variados temas.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Departamento de Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Rua Larga
3004 - 516 Coimbra
GPS: 40.2078323364, -8.4241857529
(+351) 239 410 699

Horários:

10h00 - 13h00 e 14h00 - 18h00 (segunda a sexta)

Saber mais sobre Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados