Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Freguesia de Caxarias - Municipio de Ourém

Menu da Freguesia

Caxarias é uma vila sede de freguesia portuguesa do concelho de Ourém, com 20,25km de área e 2 166 habitantes (2011) . Densidade: 107 hab/km. Foi criada a 9 de Junho de 1947 por separação da freguesia de Seiça, pelo decreto-lei n.u00ba 36336, sendo elevada a vila pelo decreto-lei 51/95 de Junho de 1995.


É constituída por 18 lugares: Abadia, Andrés, Balancho, Barreira, Carvoeira, Casais da Abadia, Castelo, Caxarias, Chã, Cogominho, Faletia, Pisão do Oleiro, Pisões, Pontes, Ribeira, Seixal, Valados e Vales.


A história da freguesia de Caxarias remonta a tempos primitivos, como o demonstram os machados de pedra do período paleolítico, lá encontrados. Actualmente, é a linha férrea do Norte um dos motores do desenvolvimento da freguesia.


Caxarias possui todas as infra-estruturas, incluindo, por exemplo, farmácia e centro de dia. Os motivos de interesse de Caxarias são muitos. Salienta-se contudo a bela capela de Santo António, datada da segunda metade do século XVII (1674) e as belas e férteis margens do rio Tomarel.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.