Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Olho Marinho

Freguesia de Olho Marinho - Municipio de Óbidos

Menu da Freguesia

Olho Marinho é uma freguesia portuguesa do concelho de Óbidos, com 18,32 km² de área e 1 279 habitantes (2011). Densidade: 69,8 hab/km².

 

Lá existe uma fonte onde D. Inês de Castro tratava a sua pele e os seus olhos.

 

Festas e Romarias
A principal festividade anual do Olho Marinho celebra-se na segunda quinzena de Agosto, em honra do Imaculado Coração de Maria, a quem a freguesia foi consagrada em finais do século XIX. Para além do seu carácter religioso, que tem o ponto alto na bela procissão que percorre as ruas da localidade, a festa pretende ser um ponto de encontro de todos os emigrantes da freguesia.

 

Também em Agosto realiza-se, no dia 15, o Festival de Folclore, promovido pelo Rancho Folclórico "Os Populares" do Olho Marinho, e que reúne ranchos dos mais diversos pontos do país.

 

Outro momento importante é a Feira de Santo António, que se realiza todos os anos, no dia 13 de Junho, com uma forte componente de animação.

 

A Bandeira e o Brasão
Ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo branco da Freguesia de Olho Marinho, Município de Óbidos.

 

Brasão
Escudo de negro, gamo de ouro passante, entre três besantes de prata, carregado cada um de três faixetas ondadas de azul (fontes) e acompanhada em chefe de um escudete de azul besante e debruado de prata posto entre dois crescentes do mesmo metal. Coroa mural de três torres de prata. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: «Olho Marinho - Óbidos».

 

Bandeira
Amarelo, cordão e borlas de ouro e negro. Haste e lança de Ouro.

 

Selo Branco
Circular, com as peças do escuso sem indicações de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda Junta de Freguesia de Olho Marinho - Óbidos. Parecer emitido pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, nos termos da Lei n.º 53/91, de 7 de Agosto. A data deste Parecer deverá constar na publicação do Diário da Républica. Lisboa, 14 de Agosto de 1994

 

Explicação
O negro, cor heráldica, que representa a terra, rocha, onde brotam os olhos de água, no fundo sinónimo de riqueza e prosperidade; os besantes ondeados de azul (três) representam, em heráldica, as fontes que, neste caso, são as Nascentes/Olhos de Água. O gamo, animal da família dos veados, timbre das armas dos Gamas, em alusão ao brasão da família de Estevão Ferreira da Gama. O gamo representa também a caça grossa que existia há séculos nesta zona, tão da preferência da Corte para as suas caçadas As restantes peças, são parte das armas de Óbidos.

 

Gamo
Animal da família dos veados, timbre das armas dos Gamas, em alusão ao brasão da família de Estevão Ferreira da Gama. O gamo representa também a caça grossa que existia há séculos nesta zona, tão da preferência da Corte para as suas caçadas


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados