Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Sobral da Adiça

Freguesia de Sobral da Adiça - Municipio de Moura

Menu da Freguesia

O topónimo composto Sobral da Adiça, tem um primeiro elemento que deriva do latim vulgar suberale, que significa terra de sobreiros, e um segundo elemento que se julga ter origem no árabe ad-diça, depois Adiça, com o significado de mina de ouro. Adiça foi o topónimo adequadamente atribuído à freguesia por esta se encontrar nesta Serra do Alentejo onde existiu uma grande mina de ouro e da qual ainda hoje se podem observar as evidentes provas das suas galerias subterrâneas.

IgrejaDesde épocas recuadas que esta povoação tem uma ocupação humana intensa. A riqueza da zona em minérios como a prata, o mercúrio e o cobre, a proximidade de importantes vias fluviais e as zona de cultivo, junto aos rios Ardila e Guadiana, e a existência de elevações e cumes, raros nas terras de Moura, terão contribuído para essa fixação, permitindo uma defesa mais eficaz contra os vários perigos que os povos antigos encontravam no seu dia-a-dia. Do período pré-romano destacam-se as jóias do Álamo, encontradas na freguesia de Sobral da Adiça em 1930: é um tesouro constituído por cinco peças em ouro, hoje depositado no Museu Nacional de Arqueologia e Etnologia, em Lisboa.

Inicialmente, a povoação chamou-se S. Pedro da Adiça, mas como a igreja se encontrava na aldeia de Sobral, acabou por se juntar este último nome à povoação de Adiça que assim ficava a ser denominada por Sobral da Adiça. Eclesiasticamente, a sua paróquia foi um curato da apresentação do arcebispado de Évora.

Na freguesia, as mais importantes construções do património cultural são: a Igreja Matriz, edificada em 1874; a ermida dedicada a S. Pedro, a ermida da Coroada, as várias antas do Touril e a anta da Preguiça, as necrópoles dos Borrazeiros, do Touril e de Palhais.

Como locais de interesse turístico ressaltam as grutas da Adiça, a zona turística e de caça associativa, o buraco das pedras bonitas e a mina da Preguiça.

A base económica da freguesia é fortemente tributária do sector primário, nele se destacando a agricultura, a olivicultura e a pecuária e em torno do qual se organiza grande parte das produções industriais e do comércio da freguesia, encontrando-se essencialmente ligadas à transformação de produtos agrícolas, com destaque para a produção de azeite e de azeitona de conserva; a serralharia civil e a construção civil são também actividades muito importantes para o desenvolvimento local.

No artesanato da freguesia de Sobral da Adiça destacam-se a sapataria, a albardaria, a cestaria de verga, de vime e de cana e o fabrico de queijo de cabra.


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados