Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Vale de Amoreira

Freguesia de Vale de Amoreira - Municipio de Manteigas

Menu da Freguesia

Vale de Amoreira é uma freguesia portuguesa do concelho de Manteigas, com 16,60km de área e 223 habitantes (2011). Densidade: 13,4 hab/km. Foi criada em 1988 e até 1 de Janeiro de 2002, fez parte do concelho da Guarda.


Muito embora não haja notícia alguma directamente relacionada com o território desta freguesia, por volta do século XII, não é de excluir a hipótese de ela já ter sido povoada, em épocas anteriores à Nacionalidade, a crer pelos fortificados castrejos da região e, especialmente, da vizinhança de Valhelhas, povoação que demonstra maior antiguidade.


Porém a toponímia não exprime claramente a antiguidade de Vale de Amoreira, mas vários factores dizem-nos que já no século XII, o povoado, ainda que como u201cquintãu201d burguesa, ou quinta, seria parte integra da vizinha localidade de Valhelhas (vilão). Eclesiasticamente, no século XIV, à luz do arrolamento dionísio de 1320-1321, que cita a Igreja de Valhelhas, entre as da Guarda, não faz qualquer referência a Vale de Amoreira, que tudo indica devia, por isso, ser parte daquela (Santa Maria de Valhelhas).


Em todo o caso, parece não se dever àquela a criação da paróquia do Vale de Amoreira, por isso que a igreja local (Santa Maria, talvez ermida medieval, erguida pelos primeiros povoadores) não era da apresentação do pároco daquela, e, por isso, não sua filial. Nos u00faltimos tempos dos padroados, a casa real apresentava o prior de Santa Maria de Vale de Amoreira, com cem mil réis anuais de rendimento.


Sendo domínio do castelo de Valhelhas e do seu termo, na velha u201cterrau201d de Trasserra, a freguesia foi sempre do concelho de Valhelhas até à extinção (24 de Outubro de 1855), em que passou para o concelho da Guarda, onde ficou até 2002.


Nos finais do século XIX, a freguesia de Vale de Amoreira foi anexada para efeitos civis à de Valhelhas.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados