Portal Nacional dos Municipios e Freguesias

Pontos de Interesse na Freguesia de Aveiras de Cima

Freguesia de Aveiras de Cima - Municipio de Azambuja

Menu da Freguesia

Aveiras de Cima é uma freguesia portuguesa do município da Azambuja. Com uma superfície de 26,16km a vila de Aveiras de Cima tinha, segundo o censo de 2011, 4762 habitantes, sendo a segunda freguesia mais populosa a seguir à sede do concelho.

A população está distribuída pela sede da freguesia e pelos lugares de Casais das Amarelas (este atravessado pela auto-estrada A1, e onde se situam as áreas de serviço), Casais da Fonte Santa, Casais Monte Godelo, Casais Vale Brejo , Casais Vale Coelho, Casais das Inglesas, Casais das Comeiras, Casais Vale Tábuas e pelos bairros satélite da Milhariça e Soldadico.

Aveiras de Cima, freguesia pertencente ao concelho de Azambuja, distrito de Lisboa, localiza-se no extremo ocidental da província do Ribatejo, distando onze quilómetros da sede de concelho e cerca de cinquenta quilómetros da capital de distrito.

Detentora de uma área de 26 quilómetros quadrados, a freguesia de Aveiras de Cima, cujo orago é o Mártir São Sebastião, é composta pelos lugares de Casais de Comeiras, Casais do Tambor, Corriola, Casais das Amarelas, Casais do Vale Brejo, Casais do Vale Coelho, Casais das Inglesas, Casais do Vale Cepo e Vaqueiras.

Confina a Norte com a freguesia de Alcoentre, a Sul com a freguesia de Vale do Paraíso, a Nascente com Pontével, do concelho Cartaxo, e a Poente com Ota, do concelho de Alenquer.

Da história inicial da freguesia de Aveiras de Cima pouco se sabe. Desconhece-se o ano da sua fundação e quem terá sido o seu fundador. Apenas a partir de 1251, data em que D. Sancho I a povoou e concedeu foral, se encontram registos exatos da sua existência.

A 13 de Setembro de 1513, D. Manuel confirmou o foral anterior e outorgou um “foral novo” a Aveiras de Cima e Vale do Paraíso. Este documento manuelino reconhecia as duas localidades (Aveiras de Cima e Vale do Paraíso) como partes integrantes de um mesmo concelho, que, na altura, pertencia à comendadeira de Santos-o-Novo. Mas, quem detinha o papel de capital administrativa era Aveiras de Cima.

No início do século XIX, o território português contava mais de oitocentos concelhos, fruto de sucessivos benefícios régios. Perante esta situação, foi promulgado, a 6 de Novembro de 1836, um decreto com o objectivo de organizar convenientemente o reino. Assim, entre vários concelhos que foi necessário extinguir, encontrava-se o de Aveiras de Cima, que passou então a pertencer ao concelho de Azambuja como freguesia.


Horário de atendimento ao público:

De Segunda a Sexta: das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h45


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Publicado em: 2018-09-26

Entidade Recrutadora:
HRB Solutions
Oferta na região de:
Lisboa

TAGS: Transportes e Logistica