Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Pontos de Interesse na Freguesia de Ferreiros de Tendais

Freguesia de Ferreiros de Tendais - Municipio de Cinfães

Menu da Freguesia

Ferreiros

Ferreiros confina com Oliveira do Douro e Ramires, a norte; com Ovadas e Gralheira, a ocidente; com Tendais, a sul; e com o Rio Bestança, a oriente.

Primitivamente, Ferreiros não era mais que uma localidade da freguesia de Tendais, como indica o topónimo. O primeiro elemento (Ferreiros), por sua vez, sublinha uma atividade caraterística e antiga, aqui existente desde os tempos dos Romanos, que era a exploração e transformação do ferro - da mesma encontramos eco no topónimo “Campo da Ferraria”, no lugar de Chão Essa arte teve muita importância, até dar o nome à paróquia de “8. Pedro de Ferreiros “. Ligados a esta exploração e transformação do ferro, encontramos inúmeros artífices, que prolongaram a sua atividade até ao Século XV1II (após o que a mesma entrará em gradual decadência).

Terra acidentada, entre montes e vales, a freguesia de Ferreiros é limitada a poente pele linha do Bestança. Sobre o morro, sobranceiro a antiga Vila de Ruivais, levanta-se o Castro conhecido pelo “Monte das Coroas”. No sopé deste monte está o Castro de Cio.

Ferreiros foi elevada a concelho pelo foral de D. Sancho l, em 1210, que viria a ser confirmado a 4 de maio de 1258, com a concessão de especiais privilégios visando o repovoamento e desenvolvimento agrícola da área.

As regalias foram:

  1. Eleição do mordomo para recolher os foros e entregá-los na corte;
  2. Dispensa de prestar serviço militar (isto num œnário de Reconquista), exceto se integrando a companhia do Rei, como frequentemente aconteça com os exércitos concelhios;
  3. Isenção de responder perante os juízes de fora, exceto por crimes de homicídio, rapto ou “esterco de boca” (difamação);
  4. O concelho gozava ainda do estatuto de reguengo (terra d’El Rei), que o privilegiava com a possibilidade de continuar sempre sujeito à coroa e nunca a donatários (ou seja, propriedade de um qualquer Senhor feudal, da nobreza ou clero), o que nem sempre foi cumprido, como era habitual, e não deixaria de ser realçado nas inúmeras inquirições que os Reis desencadeariam, posteriormente, para averiguar as propriedades das Ordens privilegiadas, e qual a proveniência dos direitos que estas sobre elas invocavam.

Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados