Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Forno Telheiro

Freguesia de Forno Telheiro - Municipio de Celorico da Beira

Menu da Freguesia

Constituindo a maior área das freguesias do concelho de Celorico da Beira, com 2.048 ha, Forno Telheiro faz fronteira com as freguesias de Santa Maria, São Pedro, Ratoeira, Baraçal e Minhocal no concelho de Celorico, Aldeia Nova no concelho de Trancoso e Fuinhas no concelho de Fornos de Algodres. Forno Telheiro, tem nos seus limites divisão com três concelhos, constituindo parte das divisões Nordeste do concelho de Celorico da Beira.


Distando 7km da sede do concelho, é formada pelos lugares de Celorico da Beira-Gare, Casas do Rio, Quintas do Salgueiro e Cardal. Constitui, logo a seguir às freguesias da vila de Celorico, a freguesia mais populosa, graças à sua localização na margem direita do rio Mondego, proximidade da Estação de Celorico e acessos condizentes.


Antiquíssimo lugar, aqui se encontra a Necrópole de São Gens, pertença de povos ancestrais, antigo cemitério, constituindo um dos maiores e mais antigo, existente nas beiras.


Existem ali quatro espécies de tu00famulos: uns em forma de banheira, outros triangulares, outros antropomórficos e outros cavados em pedras móveis.


O castro do Torreão, atesta-nos da sua ocupação antiga e tendo os romanos, explorado o estanho por estas paragens, aproveitando também as águas termais de Santo António.


A designação Forno Telheiro, deve-se ao facto de ali ter existido e se ter desenvolvido a indu00fastria da telha, facto que é confirmado pelo lugar da Ribeira das Olas (em latim designa olaria) e nas suas margens os indícios de construções romanas, através de blocos de argila maciça.


Antiga vila, conserva ainda vestígios da sua categoria, através da forca e pelourinho.


No tempo das invasões francesas, a Igreja e aldeia ocupadas serviram de hospital de campanha e num lugar, Chão dos Ingleses, estão sepultados inu00fameros soldados aliados.


Fornotelheiro é hoje, uma freguesia onde o surto da emigração acalmou e a sua população se fixa, graças à existência de postos de trabalho e à proximidade à sede de concelho.


Assim, é na freguesia de Forno Telheiro que se localiza o Parque Industrial do concelho de Celorico da Beira, e os poucos industriais que nele se encontram, dão emprego a muita gente da freguesia e arredores, sobretudo mão-de-obra feminina.


A agricultura na freguesia também emprega algumas famílias, e abrange sobretudo a pecuária, a olivicultura e as árvores de fruto.


Freguesia com grande nu00famero de jovens, encontra neles actividades como o teatro, o desporto e a preservação do seu rico património, entre outras actividades, todas elas reunidas bem como os jovens, numa associação, OPI-JOVEM.


Também o desporto faz parte desta freguesia, participando a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Fornotelheiro no respectivo campeonato distrital.


Associado ao seu rico património histórico-cultural, e à dinâmica da freguesia, o termalismo é um outro recurso que Forno Telheiro pode oferecer ao visitante ou a quem das suas águas necessita para doenças de pele, gastro-intestinais ou hepáticas.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados