Bem Vindo a<br>Freguesia de Seixo de Ansiaes

Bem Vindo à
Freguesia de Seixo de Ansiães

Freguesia de Seixo de Ansiães

Menu da Freguesia

Seixo de Ansiães é uma freguesia portuguesa do concelho de Carrazeda de Ansiães, com 23,99km de área. Densidade: 12,1 hab/km. Tem registados 290 habitantes que vivem permanentemente nas 3 povoações da freguesia (Seixo de Ansiães, Sru00aa da Ribeira e Coleja).

 

A freguesia de Seixo de Ansiães fica situada na margem direita do rio Douro, a aproximadamente nove quilómetros da sede do concelho. Fazem parte de Seixo de Ansiães as anexas Coleja e Senhora da Ribeira. Está inserida na chamada Terra Quente do Nordeste Transmontano, zona de micro-climas.

 

O seu topónimo é constituído por dois nomes: Seixo, que tem a ver com a zona granítica onde a freguesia está situada, e Ansiães que deriva do latim u201cAncianiu201d e que significa velho.

 

Seixo de Ansiães pertenceu à Comenda de São Salvador que foi fundada pelo rei D. Manuel I.

 

No século XIV esta povoação era já bastante importante, pois tinha governo militar, com capitão-mor, sargento-mor e cinco companhias com oficiais e capitães; no século XV era a povoação do concelho com mais moradores.

 

Como figuras ilustres de Seixo de Ansiães destacam-se Frei Diogo de Jesus, Frei Antão Gonçalves e João Gonçalves Veloso.

 

No cimo do monte desta aldeia, existe uma capela e miradouro com uma vista deslumbrante de nome Nu00aa. Sru00aa da Costa.

 

A aldeia dista a cerca de 3km do Rio Douro é uma zona essencialmente agrícola, cuja actividade principal é a cultura da uva com que se fabrica o bom e afamado vinho da região, a maçã, a cereja, o figo, a amêndoa e a azeitona com que se produz o bom azeite virgem! Produz também uma quantidade considerável de vinho cuja finalidade é o fabrico do Vinho do Porto.

 

A maioria dos naturais desta aldeia (e seguindo a tradição) encontram-se emigrados em cidades nacionais e em países estrangeiros, nomeadamente França, Alemanha e Luxemburgo. Ao longo dos u00faltimos anos não se tem verificado qualquer tipo de alteração quer de população quer de desenvolvimento económico na aldeia, sendo que o u00fanico comércio existente, continua a ser pouco mais que duas pequenas lojas (vulgo supermercado), um talho e dois pequenos cafés.

 

Dá esta aldeia, ligação ao rio Douro, à freguesia da Beira Grande, à povoação da Senhora da Ribeira, e Coleja.

 

 


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia