Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Tocha

Freguesia de Tocha - Municipio de Cantanhede

Menu da Freguesia

Originalmente, uma tocha ou archote era uma fonte portátil de fogo usada como fonte luminosa, habitualmente consistindo de um pau com um dos seus extremos envolto num pedaço de pano empapado de breu e/ou algum outro material inflamável, em tempos em que não existia luz elétrica. As tochas eram com frequência apoiadas num candelabros no alto das paredes, para que iluminassem algumas estruturas de pedra, como castelos ou criptas. Se a tocha for feita de enxofre misturado com cal, o fogo não diminuirá mesmo depois de ter sido introduzida em água.


A tocha transportada em percurso por atletas em corta-mato é usada para acender a Chama Olímpica, a qual arde sem interrupção até aos seguintes Jogos Olímpicos. Estas tochas foram introduzidas pela primeira vez por Carl Diem, responsável pelos Jogos Olímpicos de Verão de 1936 já que durante os Antigos Jogos Olímpicos no Templo de Hera em Olímpia ardia uma chama quando estes decorriam. A cineasta Leni Riefenstahl, que dirigiu o filme oficial dos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, filmou no início da obra o percurso da tocha entre Olímpia e Berlim.



Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Forças de Segurança Nesta freguesia

Empresas Nesta Freguesia

Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra

O Exploratório abriu portas em 1995 e foi o primeiro centro de ciência a nascer em Portugal. Está localizado nas margens do Mondego, num complexo de 2 500 m2. Em 2015, reinaugurou com um novo pavilhão para exposições temporárias, um novo sistema de projeção digital a 360º para o Hemispherium e a reformulação das exposições já existentes.

O Exploratório é um centro de ciência multidisciplinar, que põe um foco especial nas questões relacionadas com a saúde e a medicina. Tem uma relação privilegiada com a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico de Coimbra e os seus laboratórios de investigação, com os quais desenvolve projetos de cultura científica para todos os públicos.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Rotunda das Lages, Parque Verde do Mondego - Santa Clara - Apartado 5111
3041 - 901 Coimbra
GPS: 40.1967544556, -8.4286537170
(+351) 239 703 897

Horários:
Terça a sexta: 9h30 - 17h30
Sábados, domingos e feriados: 10h00 - 18h00

Saber mais sobre Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra

Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

O Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra é um moderno centro de recursos para o ensino e aprendizagem das ciências e difusão da cultura científica.

Localizado no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, disponibiliza duas salas com agradáveis espaços de leitura e trabalho e uma biblioteca e mediateca com acesso livre a livros, revistas, DVD e CD de diferentes áreas do conhecimento relacionadas com a cultura científica.

O Rómulo desenvolve ainda diversas atividades de divulgação científica com os mais variados temas.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Morada:
Departamento de Física, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Rua Larga
3004 - 516 Coimbra
GPS: 40.2078323364, -8.4241857529
(+351) 239 410 699

Horários:

10h00 - 13h00 e 14h00 - 18h00 (segunda a sexta)

Saber mais sobre Rómulo - Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva

Publicado em: 2021-04-08

Entidade Recrutadora:
Randstad Portugal
Oferta na região de:
Coimbra

Publicado em: 2021-03-24

Entidade Recrutadora:
Randstad Portugal
Oferta na região de:
Coimbra



Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados