Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Bem Vindo à
Freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados

Freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados - Municipio de Campo Maior

Menu da Freguesia

Nossa Senhora da Graça dos Degolados é uma freguesia portuguesa do concelho de Campo Maior, com 35,75km de área e 587 habitantes (2011). Densidade: 16,4 hab/km.

 Segundo reza a história, o surgimento do nome Degolados está associado a um Ribeiro de Degolados, atualmente Ribeiro das Hortas.

A primeira casa a construir-se, calcula-se ter sido no final do século XVI. Registos de 1538 dão conta da existência de um monte, cujo nome Herdade de Degolados.

A partir de 1591, surge o 1º aglomerado de casas, com consequente fixação de moradores.

Começa por ser reconhecida instituição autónoma no século XVII, pertencendo então ao concelho de Arronches.

Em consequência da guerra da restauração, entre 1640-1668, passou por grandes obstáculos, sendo a região do nordeste alentejano duramente castigada. Degolados era então uma pequena herdade indefesa espalhada pela área fronteiriça.

Em 1700,  reinicia-se um processo de desenvolvimento.

Em 1758 já existiam cerca de 170-180 habitantes, sendo a maior parte dos residentes naturais de outras povoações, maioritariamente circundantes.

A partir dessa data, pela necessidade de reparar as lavouras devastadas pela guerra, e pela necessidade de repovoar a região fronteiriça abandonada por grande parte dos seus habitantes no conflito de quase 30 anos, famílias de outros locais do país, fixaram-se em Degolados.

Indivíduos identificados como moradores de Degolados, vivendo a maior parte deles em herdades situadas na área da Freguesia, empregados em trabalhos braçais da agricultura, a troco de míseros proveitos, nos grandes latifúndios.

Os ratinhos, vindos das regiões da Beira Interior, a título temporário para atividades sazonais de agricultura, acabavam por ficar definitivamente.

Degolados pertenceu ao concelho de Arronches. Em setembro de 1895, passou a fazer parte do concelho de Campo Maior, tendo passado novamente para o de Arronches em janeiro de 1898, mudando finalmente para o de Campo Maior a 6 de dezembro de 1926.

 


Fonte: Wikipedia




Conteúdo Brevemente Disponível

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Sem ofertas disponíveis actualmente nesta freguesia.







Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados