Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Freguesia de Alfaião

Freguesia de Alfaião - Municipio de Bragança

Menu da Freguesia

Alfaião é uma aldeia e freguesia portuguesa do concelho de Bragança, com 17,58km de área e 173 habitantes (2011). Densidade: 9,8 hab/km.


História


As raízes do povoamento local hão-de, por seu turno e pelo mínimo, recuar à época castreja daIdade do Ferro, como adiantava já o articulista da u201cGrande Enciclopédiau201d, firmando em autores dosséculos XVIII e XIX. De facto, já nas u201cMemórias Paroquiaisu201d de 1758 se alude a achados deobjectos metálicos nos restos de um fortificado chamado u201cCastelou201d. Volvido mais de um século,Pinto Leal voltaria a dar notícias do referido u201cCastelou201d, que diz ser u201cdos Romanosu201d e onde teriamsurgido u201carmas antigasu201d. O reduto defensivo castrejo teria ainda seu u201cfosso e contrafosso, abertosna rochau201d, pelo flanco ocidental. Deixando entender a possível existência de um segundo localfortificado, este autor oitocentista acrescentava ainda que u201cno cume do monte também houve umCastelo antiquíssimo, e ainda se vê ao sul uma estacada de lousas feita ao uso antigou201d. O Abade deBaçal e , na sua esteira, alguns outros investidores mais recentes (Neto, Esparza e A.C.F. Silva)confirmariam por seu turno a existência de dois diferentes povoados castrejos em Alfaião,localizando-se um deles no chamado u201cCastelo das Freirasu201d e o outro no u201cAlto da Veigau201d ou u201cVale deCastrou201d.


Quanto à génese da freguesia propriamente dita, pouco se saberá de concreto, pois que osprimeiros documentos a referi-la serão já algo tardios, respeitando a meados do século XIII.Reportamo-nos, num dos casos e muito concretamente ás u201dInquiriçõesu201d de 1258, ordenados por D.Afonso III à u201cparrochia Sancti Martini de Alfayãau201d, em u201cterrau201d de Bragança. Baseado no texto desteinquérito medieval, o articulista da u201cGrande Enciclopédiau201d atreve-se a supor que u201co repovoamentoda Alfaião se fizera alguns decénios antes, talvez sob o domínio de D. Sancho Iu201d e que u201cosparoquianos deviam ter sido os fundadores, integrando-se nos trabalhos paralelos aos da fundaçãode Bragança naquela épocau201d. Após a criação do bispado de Miranda do Douro, o padroado destaigreja de S. Martinho de Alfaião irá surgir, durante algum tempo, na alçada do cabido daqueladiocese, regressando posteriormente a Bragança. Entre o património edificado local de carizreligioso conta-se, para além da Igreja Matriz, as Capelas de S. Sebastião e de N. Sra. da Veiga.


Fonte: Wikipedia


Conteúdo Brevemente Disponível

Entidades Públicas Nesta Freguesia

Estabelecimentos de Ensino Nesta Freguesia

Forças de Segurança Nesta freguesia

Centro Ciência Viva de Bragança

O Centro Ciência Viva de Bragança está situado na margem esquerda do rio Fervença, no local de uma antiga central hidroelétrica. O moderno edifício utiliza sistemas inovadores que potenciam o arrefecimento e aquecimento naturais, poupando energia, e funciona como um módulo vivo, onde é possível visualizar o comportamento dos sistemas de controlo de ambiente interior.

O Centro de Ciência inclui também a Casa da Seda, recuperada com as características originais do antigo moinho e integrando os elementos de memória local e regional com os novos conteúdos de divulgação científica.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Morada:
Rua do Beato Nicolao Dinis
5300 - 130 Bragança
GPS: 41.8047790527, -6.7549500465
(+351) 273 313 169

Horários:
10h00 - 18h00 (terça a sexta)
11h00 - 19h00 (fins-de- semana e feriados)
Saber mais sobre Centro Ciência Viva de Bragança

OS CIRCUITOS CIÊNCIA VIVA

Os Centros Ciência Viva integram um programa de turismo do conhecimento - os Circuitos Ciência Viva - que o desafia a explorar 18 destinos em Portugal com o que de mais único pode descobrir. Em família ou com amigos, são mais de 200 as etapas que revelamos contando histórias, explicando factos, fenómenos e despertando para novas perguntas.

Partindo de cada Centro Ciência Viva, estas viagens cruzam museus e monumentos, parques e reservas naturais, grutas e minas, ateliês e oficinas, experiências de aventura e paisagens singulares.

Durante um ano, com um cartão, um guia e uma app, pode visitar gratuitamente os 20 Centros Ciência Viva, as vezes que quiser, e usufruir de vantagens em mais de 200 parceiros de todo o país.

É um presente para a família explorar durante um ano, com o espírito curioso dos viajantes.

Saiba mais aqui sobre os Circuitos Ciência Viva



Dados incorrectos?
Por favor, informe-nos.

LISTA DE ENTIDADES NESTA FREGUESIA

Temos milhares de entidades à sua disposição! pesquise por hoteis, empresas, escolas, institutos, associações, serviços de finanças entre outros.

Mostrar Resultados