“D. João II e a Solidão do Poder”
O Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (CIJVS) realiza a LXXXI Sessão da Assembleia de Investigadores no dia 24 de Novembro de 2016, com uma comunicação proferida pelo Excelentíssimo Senhor Juiz Desembargador Carlos Manuel Marques Querido, com o tema: D. João II e a Solidão do Poder”.
«A comunicação terá por base a investigação que esteve na origem do livro Príncipe Perfeito, Rei Pelicano, Coruja e Falcão, editado pela Arranha-Céus (Outubro de 2015).
A abordagem à figura do rei inicia-se com referência à sua morte, à incorruptibilidade do corpo e à mitologia tecida a partir da acusação de envenenamento, de que Camilo Castelo Branco foi o primeiro e um dos mais ilustres defensores.
Seguir-se-á uma tentativa de compreensão da imensa figura deste monarca, tendo em conta as vicissitudes do seu reinado e dos conturbados tempos que o antecederam, com particular destaque para a batalha de Alfarrobeira.
Finalmente, será abordada a temática das conspirações contra a vida do rei, enquadrando-a no desígnio régio de centralização do estado.»
Entrada Livre
ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>