Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

SARS-CoV-2, o rei dos vírus?

Publicado em: 2020-03-27

COVID-19 é por estas alturas um dos mais temidos e mais ouvidos termos. Esta doença é provocada por um vírus que dá pelo nome de o SARS-CoV-2. Mas, de que se trata na realidade?

O SARS-CoV-2 é um vírus da classe dos coronavírus, nome que advém da semelhança a uma coroa, o que por esta altura assenta bem ao seu estatuto.

Antes de resumir meios de transmissão, medidas preventivas, e alguns dados sobre a doença que causa, vamos esclarecer o que é afinal um vírus. No fundo, é uma cápsula com material genético no seu interior (em duas formas possíveis: DNA ou RNA). A cápsula do vírus tem a capacidade de se ligar às nossas células, permitindo-lhe entrar nas mesmas e utilizar a maquinaria aí existente para se multiplicar. O tipo de doença provocada pelo vírus depende não só do local a que o vírus se liga ao nosso corpo, mas também da intensidade da resposta do nosso sistema imunitário. É essa resposta indiscriminada do nosso sistema imunitário que, ao tentar destruir o vírus, acaba por destruir as próprias células, potenciando os sintomas e a gravidade.

 

Em relação ao coronavírus, onde ataca?

O SARS-CoV-2 tem uma apetência especial em ligar-se às vias respiratórias, mais concretamente aos pulmões. Daí que os sintomas principais incluam tosse, falta de ar e, menos frequentemente espirros e dor de garganta. Pela resposta global do nosso corpo temos outro dos sintomas mais importantes: a febre. De entre outros possíveis sintomas, embora menos específicos, destacam-se as mialgias, cansaço e dores de cabeça.

 

O conhecimento da doença está ainda a evoluir à medida que vão saindo estudos… Por esta edição ficamos por aqui!

Autoria:

Em colaboração com Dr. David Nóbrega e Dr. Fernando Queirós
Médicos Internos de Medicina Geral e Familiar




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar este artigo, Partilhe!
312 PARTILHAS / VISITAS

PODERÁ GOSTAR DE LEROUTROS ARTIGOS EM DESTAQUE