Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

COVID-19 - Uso de máscaras comunitárias - Cuidado com as fraudes

COVID-19 - Uso de máscaras comunitárias - Cuidado com as fraudes

Publicado em: 2020-05-01

O CITEVE adverte para a chegada ao mercado de inúmeras mascaras comunitárias que não estão certificadas e que não cumprem os requisitos necessários para a sua utilização.

O CITEVE é o único centro tecnológico têxtil com protocolo com o Infarmed e DGS para certificar as máscaras comunitárias.

Desta forma sempre que pensar em adquirir um conjunto de máscaras comunitárias para se proteger, deverá ter em conta diversos critérios na escolha das mesmas e evitar que seja vítima de uma fraude após a compra.

Pontos a ter em consideração antes de comprar:

- Deverá verificar sempre se a máscara à venda se encontra certificadao por entidades oficiais, no caso nacional, deverá ter uma certificação do CITEVE, poderá obter mais informações sobre este processo aqui.

- Verifique também a validade de utilização das máscaras, pois poderão já ter expirado e desta forma serem ineficazes no combate à doença.

- Antes de comprar faça também um estudo de mercado e analise os diversos preços e ofertas, muitas lojas online e físicas estão a aproveitar este momento para especular sobre os valores comuns deste tipo de produtos e assim efectuarem o que se considera de práticas abusivas de mercado, nesta situação poderá fazer uma queixa se necessário às autoridades competentes (ASAE, DECO ou Autoridade da Concorrência).

- Evite produtos que suscitem dúvidas ou que sejam de publicidade enganosa ou milagrosa, as máscaras não resistem a 50 ou 100 lavagens, até ao momento não existe certificação oficial para tal uso.

- Não são aconselhadas compras efectuadas em sites de redes sociais ou lista de vendas, onde as ofertas colocadas em forma de anúncio e posts muitas vezes são de origem duvidosa e sem qualquer garantia de certificação oficial, pelo que por mais tentador que seja o preço é de desconsiderar esta opção, pois o risco de fraude é muito elevedo nestes casos.

 

Proteja-se a si e aos outros, use máscara mas tenha em atenção às recomendações oficiais e à certificação da mesma.

 

Sugerimos também a leitura do artigo para um uso correcto da máscara:

Covid-19: Como colocar e retirar as máscaras



Autoria:

PNMF




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar este artigo, Partilhe!
2657 PARTILHAS / VISITAS

PODERÁ GOSTAR DE LEROUTROS ARTIGOS EM DESTAQUE