Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Covid-19: Como colocar e retirar as máscaras

Publicado em: 2020-04-06

Covid-19:  Como colocar e retirar as máscara

O sentimento de insegurança é generalizado, todos queremos proteger-nos do novo Coronavirus e por isso, o dilema mantem-se: quando temos de sair de casa devemos ou não usar máscara?

A recomendação por enquanto, continua a ser não utilizar máscara, reservando-se o seu uso a profissionais de saúde, pessoas com doença respiratória, doentes imunossuprimidos, cuidadores de pessoas com Covid-19 ou ainda pessoas que possam estar infetadas com Covid-19. No entanto, a qualquer momento, pode a Direção Geral de Saúde alterar estas recomendações.

A não recomendação generalizada do uso deste equipamnto de proteção prende-se com o facto da máscara poder dar uma sensação de falsa proteção já que com a colocação da máscara, as pessoas tendem a descurar outras medidas de proteção e também porque o manuseamento da máscara requer cuidados mito específicos que são desconhecidos da população em geral, podendo ser contraproducentes se incorretamente utilizadas.

Para os que têm de utilizar máscara, estes são os cuidados que não deve esquecer, pois são extremamente importantes para evitar a contaminação:

Como colocar a máscara:

  • Lavar muito bem as mãos com água e sabão;
  • Colocar a máscara com a parte de cor posicionada para fora e a parte branca para dentro, ou seja a parte branca fica posicionada de forma a ficar em contacto com a pele, boca e nariz;
  • Ajustar bem a máscara ao rosto, abrindo-a sobre o rosto de forma a tapar bem a boca, queixo, e nariz para que não haja entradas de ar, ajustando-a na zona do nariz , como mostram as figuras.

Como retirar a máscara:

  • Mudar a máscara quando estiver húmida ou suja (não utilizar a mesma máscara por um periodo superior a 4-6 horas);
  • Antes de retirar a máscara, lavar bem as mãos com água e sabão;
  • Remover a máscara pegando apenas nos atilhos localizados por trás da cabeça ou nos elásticos atrás das orelhas. Não se deve nunca tocar na parte da frente da máscara, pois poderá estar contaminada;
  • Deitar a máscara para um contentor de resíduos;
  • Lavar de novo as mãos com água e sabão;
  • A máscara deve ser utilizada apenas uma vez, não sendo lavável nem reutilizável. Assim que for retirada não deve ser colocada novamente.

A DGS disponibilizou um vídeo explicativo de como deve proceder para colocar e retirar a máscara. Para assistir, disponibilizamos o link https://youtu.be/AJAWWArzpZw

 

Consulte aqui os esclarecimentos sobre utilização de máscaras

Autoria:

PNMF




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar este artigo, Partilhe!
802 PARTILHAS / VISITAS

PODERÁ GOSTAR DE LEROUTROS ARTIGOS EM DESTAQUE