Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Como é que a época de saldos impacta os nossos hábitos de consumo?

Como é que a época de saldos impacta os nossos hábitos de consumo?

Publicado em: 2022-07-27

Quantas vezes já não guardou uma compra que precisa de fazer – geralmente envolvendo um maior investimento – para a época de saldos? Ora, com uma realidade de campanhas de promoções cada vez mais agressivas, certamente que esse é um pensamento muito comum por parte dos consumidores. Quem não gosta de poder usufruir de um bom produto com um desconto especial? Mas será que não estaremos a entrar um pouco nas diferentes estratégias de marketing das próprias empresas?

De facto, até para se compreender melhor quando e como comprar, é preciso conhecer diferentes pontos que também justificam a época de saldos e porque estes diferentes momentos são tão importantes para as próprias empresas. Então, como realmente o consumidor deverá encarar o próximo período de saldos, especialmente se precisam de fazer uma grande compra que já estão a adiar há alguns meses? 

  • Compreender sempre a mudança dos preços 



De facto, esta é a regra nº1 de poder decidir comprar na época de saldos ou não. Claro que os descontos são o que qualquer consumidor procura, mas realmente os preços e os descontos proclamados têm fundo de verdade? De certo que já existem diferentes ferramentas online que ajudam a que possa acompanhar de perto a evolução dos preços de um determinado produto em loja, mas poderá ser ainda mais seguro ter o cuidado de ir, uma semana antes do início dos saldos, compreender qual é o preço que está tabelado no produto que quer realmente comprar.

Faça essa avaliação e não fique somente por uma loja. Na verdade, atualmente, existem já diferentes lojas online que nem sequer têm loja física. Também por isso, em muitos casos, os preços poderão ser mais competitivos. Porém, é preciso sempre avaliar a questão da credibilidade e reputação de cada loja online, antes mesmo de avançar para qualquer tipo de compra. 

  • Período de saldos são pensados ao pormenor



Muitas vezes destinados para os períodos dos meses de verão e ainda logo após o natal, a verdade é que as lojas ao optarem por estas fases do ano terá uma forte razão de ser. Enquanto que no verão as roupas ficam um pouco de parte, não levando tantas pessoas às lojas, no período após o natal muito do dinheiro disponível para roupas ou produtos ficou de parte para as prendas de natal. 

Ou seja, mais do que uma recompensa para os consumidores, muitos estudos comprovam que, caso não existissem períodos de saldos nesses dois momentos, o mais certo é que a maioria das lojas tivesse uma quebra nas vendas, uma vez que o interesse ou a capacidade de compra dos próprios consumidores também já não seria a mesma. Logo, antes de comprar qualquer produto, pense sempre se realmente irá necessitar do mesmo, para que não compre algo por impulso, apenas porque algo está em “saldos”. 

  • Cartões e campanhas especiais poderão ser mais interessantes



Ora, ao invés de apenas guardar-se para comprar nos saldos, considere que as diferentes campanhas online e até os famosos cartões das lojas podem também apresentar descontos anualmente que acabem por compensar. No caso da parceria Kasa Continente, tal parceria é benéfica para o consumidor, uma vez que com o cartão Continente, por cada compra, poderá estar a amealhar dinheiro no cartão que poderá gastar noutras compras.

Todos estes pequenos pormenores realmente contam e não deverão ser ignorados pelos consumidores, até porque esses respetivos cartões não pesam assim tanto na carteira. Tendo tudo isso em consideração, estar muito atento às diferentes campanhas de publicidade, ao invés de estar a apenas aguardar pelas temporadas de saldos, poderá ser algo a considerar enquanto um consumidor que realmente procura sempre por descontos constantes. Rapidamente irá sentir a diferença que faz poder usar um cartão de compras de uma determinada loja, por exemplo. 

Compras deverão ser pensadas, evitando comprar por impulso



Neste mercado competitivo e na qual nunca foi tão fácil chegar diariamente ao público-alvo, é muito importante que não se deixe vencer por impulsos ou pela cada vez mais famosa “pressão das redes sociais”. Tenha sempre em conta o que realmente precisa de comprar, fazendo uma lista que até acabe por justificar porque precisa de um determinado produto, especialmente se este se refletir grandemente no orçamento mensal que terá para as suas despesas. 

De realçar ainda que, cada vez mais, as lojas acabam por garantir os melhores preços que encontrar a serem praticados. Ou seja, seria um erro apenas fixar-se somente numa determinada loja, quando, numa rápida pesquisa, poderá encontrar, pelo mesmo produto, preços que poderão ser muito mais interessantes. Claro que deverá ter sempre em conta a questão do peso da marca ou até mesmo da garantia ou dos custos de transportes. Felizmente, tudo estará mais transparente e claro, ajudando a que possa tomar uma decisão de compra em consciência e não só porque algo está em saldos. 




ENVIE ESTE ARTIGO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>


Ajude a divulgar este artigo, Partilhe!
552 PARTILHAS / VISITAS

PODERÁ GOSTAR DE LEROUTROS ARTIGOS EM DESTAQUE