Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Solar dos Netos

Solar dos Netos

O ponto de interesse Solar dos Netos encontra-se localizado na freguesia de Alcochete no municipio de Alcochete e no distrito de Setúbal.

Casa quinhentista, manuelina, maneirista, setecentista e pombalina. A constução geral do imóvel, que teria de origem apenas o piso inferior, bem como alguns elementos (o belvedere com colunas manuelinas, colunas, arcos do claustro), a própria área envolvente, parecem apontar a origem quinhentista do edifício, depois alterado ao longo dos séculos, nomeadamente com a criação das mansardas em empena rasgada por duas amplas portas-janelas de sacada, características do burgo, com propósitos de ampliação de vistas, nomeadamente sobre a praia fluvial. Belvedere de colunas manuelinas (já não no local) e portal austero, maneirista em diálogo com o perfilar das fachadas de quase rigorosa simetria.

Edifício de planta simples, rectangular, com pequeno claustro, belvedere e, a preceder a entrada principal, pátio murado. Cobertura diferenciada em telhados de quatro águas com mansardas sobre os lados menores, com telhados de três águas. Fachada principal a NO., de dois pisos e pano único; piso inferior rasgado por três portas de vergas e ombreiras de pedra; o segundo rasgado ao centro por duas janelas de sacada comum a ambas, ladeadas por outras duas janelas, todas de vergas e ombreiras de pedra; varandim em ferro forjado; remate em cornija arquitravada com alçado limitado por cunhais apilastrados. Mansarda com paramento rasgado por duas janelas gémeas munidas de sacada comum, com varandim em ferro forjado, em tudo iguais às que se rasgam inferiormente; este paramento é limitado por cunhais iguais aos já descritos; beirados salientes. Fachada lateral direita tendo adossada construção mais baixa e tendo em destaque larga chaminé, posteriormente alteada, cujo corpo recebe o mesmo tratamento dado aos outros paramentos: limitada por cunhais, cornija arquitravada, embora de menor amplitude, e beirado saliente. Fachada lateral esquerda desimpedida afrontando um belvedere, de planta quadrada, erguendo-se à altura do 2º piso, com cunhais angulares de cantaria rematados por colunas de suporte da estrutura de cobertura, desaparecida. Fachada posterior com o piso inferior rasgado de quatro portas de vergas e ombreiras de pedra sobrepostas, e ao nível do segundo piso por janelas de sacada, munidas de varandim em ferro forjado iguais às da fachada principal; remate em cornija arquitravada com cunhais angulares de cantaria e beirado saliente; mansarda repetindo o modelo da fachada principal; nesta fachada as janelas apresentam lumes recortados que superiormente são tratados em esquema de vitral. INTERIOR: subsistem vestígios de pinturas nas paredes.

Materiais

Alvenaria de tijolo, rebocada e caiada, cantaria, pedra, ferro forjado, telha, vidro.

Observações