Arquitectura assistencial, ecléctica. Asilo de planta hexagonal irregular, composta por vários corpos dispostos à volta de pátio central, interiormente com tectos de estuque e amplamente iluminado. Fachada principal simétrica, de três panos, definidos por cunhais em alheta, sendo o central mais avançado, terminado em empena curva e alteada, rasgado por portal em arco de volta perfeita, flanqueado por colunas, ladeado por frestas, e encimado por três janelões em arco, sublinhados por friso denticulado, com sacada comum e guarda em balaustrada; panos laterais de dois pisos e mezzanino, com janelas de peitoril alteadas, de cornija inferior e verga encimada por friso em U invertido. As restantes fachadas apresentam janelas rectilíneas ou em arco abatido, dispostos regularmente e com a mesma modinatura. Interior com grandes compartimentos e largos corredores de circulação, junto à fachada posterior, adaptado à utilização como escola. Na capela, de planta longitudinal composta por nave e capela-mor semicircular, possui retábulo revivalista, neogótico, de planta recta e cinco eixos, terminados em baldaquinos torreados.
Planta hexagonal irregular composta, por corpo principal rectangular, que na fachada posterior possui vários corpos articulados, duas alas laterais colocadas obliquamente e um posterior, ligando os anteriores por dois corpos mais pequenos e baixos, criando um pátio central. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas e de duas nos corpos posteriores. Fachadas rebocadas e pintadas, com embasamento de cantaria formando ligeiro esbarro, ritmado por frestas de arejamento rectangulares jacentes e delimitado superiormente por friso convexo, com pisos separados por friso plano de cantaria, terminadas num outro mais largo e cornija moldurada, rasgadas por janelas de peitoril tipo cornija recta e caixilharia de tripla guilhotina. Fachada principal virada a O., de três panos, marcados por cunhais em alheta, e dois pisos, com mezzanino superior nos laterais, terminado por cornija decorada com olivas. O pano central, mais avançado, termina em empena em arco de volta perfeita alteada e é rasgado, no primeiro piso, por portal em arco de volta perfeita, encimado por cornija com o mesmo perfil, sobre duas colunas dóricas assente em plintos paralelepipédicos, ladeada por duas janelas altas e estreitas de verga recta e com moldura superior formando U invertido; no segundo piso, abrem-se amplo janelão central e dois laterais mais estreitos, bastante alteados, em arco de volta perfeita, intercalados por falsas pilastras de capitel geometrizado, sublinhados por cornija formando arcos com decoração denticulada, abrindo para balcão corrido de cantaria sobre amplas mísulas e com guarda também de granito em balaustrada intercalada por acrotérios. Os panos laterais, de cunhais exteriores em cantaria aparelhada e os interiores em alheta, são simétricos, sendo rasgados em cada um dos pisos por três janelas rectilíneas, possuindo inferiormente cornija recta, tendo os do primeiro piso moldura superior em U invertido e os do segundo encimados por cornija recta sobre duas mísulas. Fachadas laterais e posterior de dois pisos, rasgada a ritmo regular por vãos alteados, moldurados a cantaria, sobrepostos e interligados, tendo no primeiro piso janelas de peitoril de verga abatida, sublinhada por friso em U invertido e com chave saliente, e, no segundo, janelas de verga recta, interrompendo o friso que remata as fachadas, possuindo inferiormente pequeno nicho rectangular, desnudo. Os topos das alas laterais possuem o mesmo esquema de fenestração. Fachada posterior com articulação de vários corpos, de dois pisos, mas com águas furtadas nos extremos, interrompendo a cornija do remate; é rasgada por janelas de peitoril, de verga recta ou abatida, com peitoril e verga de cantaria, que, na zona central, ao nível do piso superior, são intercaladas por frestas com a mesma modinatura. O corpo da capela, semicircular, é rasgado por duas janelas de arco de volta perfeita, alteado, com peitoril e friso de cantaria, que ao nível do arranque as interliga; termina em friso e cornija, decorada com motivo denticulado, e é coberto por cúpula em quarto de esfera, sobrepujada por corpo facetado de cantaria, parcialmente integrado na caixa murária, e uma torre sineira, de planta octogonal, com quatro ventanas em arco quebrado, protegidas por um varandim, assente em mísulas volutadas, e com guarda em balaustrada de cantaria, encimada por uma cúpula, sobre colunas dóricas, coroada por uma cruz latina sobre bola. Os corpos mais baixos que fecham o pátio, apresentam, virado a este, alpendre sobre colunas, assente em murete de cantaria; virada à rua, os corpos laterais possuem alpendre sobre colunas, actualmente fechado, e o central é rasgado por janelas de verga abatida, com peitoril e verga sublinhada a cantaria; na zona central, surgem dois pequenos corpos salientes, unidos por varandim, acedido por amplo janelão, com a mesma modinatura. INTERIOR acedido pelo portal central, integrando bandeira, com porta de ferro e vidros coloridos, formando motivos geométricos. Vestíbulo central rectangular, pintado a ocre, com alto lambril de cantaria terminado em cornija, tendo acesso à capela, por porta axial de verga recta, encimada por friso e cornija, e aos corredores e escadas, por dois portais laterais geminados, em arco de volta perfeita, sobre pilastras, com bandeira, integrados num arco de asa de cesto, com voluta central. As alas laterais são estruturadas de forma simétrica, tendo em cada piso um corredor de distribuição, situado junto à fachada posterior, com janelões para o pátio central, comunicando com as salas de aula e gabinetes; os pisos são ligados por duas escadas de lanços opostos, em madeira, com guarda em balaustrada, também de madeira. Pavimentos em soalho de madeira. CAPELA, dedicada a Nossa Senhora de Fátima, de planta longitudinal composta por nave e capela-mor, esta de perfil curvo, rasgada por duas amplas janelas laterais, em arco de volta perfeita, com capialço, e vidros coloridos formando cruz. Retábulo-mor em talha a branco, de planta recta e cinco eixos, definidos por finos colunelos que sustentam baldaquinos torreados e escalonados, terminados em pináculos decorados por elementos vegetalistas; cada um dos eixos apresenta apainelados, com pequeno filete criando moldura, tendo no central, mais largo, imagem.
Materiais
Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; molduras dos vãos, cunhais, frisos, cornijas, guarda das sacadas e escadaria exterior em cantaria de granito; pavimentos em soalho; vidro simples e martelado policromo nas janelas e portas; retábulo de talha a branco; cobertura de telha.
Observações
Segundo Manuel Augusto Pinto Neves, o Dr. Ladislau Morais mandou fazer um outro projecto a Rego Viana, mas esse teria ficado totalmente no esquecimento.