Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Capela de planta longitudinal simples, de espaço único, tendo no lado esquerdo uma sacristia e campanário, formando interiormente uma capela-mor, com coberturas diferenciadas em falsas abóbadas de berço abatido, assentes em cornijas, escassamente iluminada pelas janelas rasgadas na fachada lateral esquerda e pelos postigos do frontispício. Fachada principal em empena, antecedida por alpendre fechado, sustentado por colunas toscanas, rasgado por portal axial de verga recta e rematado em friso e cornija, flanqueado por postigos quadrangulares. Fachadas com cunhais apilastrados, a principal com pináculos piramidais, rematadas em cornija ou beirada simples. Interior com púlpito seiscentista no lado do Evangelho, assente em colunelo e com guarda plena de cantaria. No lado esquerdo, campanário de dois registos divididos por cornija, o inferior cego e o superior com sineira de volta perfeita, com acesso por escadas na zona posterior. Na parede fundeira, retábulo de talha dourada de planta recta e três eixos definidos por colunas torsas, que se prolongam em arquivoltas; nos eixos laterais, painéis pintados, com molduras de acantos.
Planta longitudinal composta por nave, antecedida por alpendre, e capela-mor, apenas perceptível no interior, com sacristia e sineira adossada ao lado esquerdo, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas no templo e no anexo e em três no alpendre. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto no campanário e respectivo muro de acesso, em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo, flanqueadas por cunhais de cantaria, sobrepujadas por pináculos piramidais e com bola, e rematadas em cornija na fachada principal e beirada simples nas demais. Fachada principal virada a S., em empena com cruz latina no vértice, assente sobre alto plinto paralelepipédico, antecedida por alpendre fechado, com acessos rectilíneos nas zonas frontal e laterais, sustentado por seis colunas toscanas, assentes em murete de alvenaria de granito aparente, formando bailéus internos. Tem cobertura interna de madeira e pavimento em lajeado de granito. A fachada é rasgada por portal de verga recta, com moldura em cantaria almofadada, formando pontas de diamante ladeadas por pequenas volutas na base, rematado por friso e cornija; encontra-se protegido por portas de madeira almofadadas e pintadas de verde e está ladeado por postigos quadrangulares com molduras almofadadas e protegidos por grades metálicas pintadas de verde. Fachada lateral esquerda com um ressalto formado pelo anexo cego, a que se adossa pequeno muro, rasgado por porta de verga recta, de acesso ao campanário, de dois registos divididos por friso e cornija, o segundo rasgado por sineira de volta perfeita, assente em impostas salientes e rematado por cornija contracurva, encimada por pináculo. Fachada lateral direita com acesso por pequena rampa, sendo rasgada por porta travessa de verga recta e moldura simples, ladeada por duas janelas rectilíneas, a do lado esquerdo protegida por grades e com o mesmo tipo de modinatura, sendo a direita em capialço. Fachada posterior em empena cega, tendo, no corpo adossado uma pequena fresta. INTERIOR rebocado e pintado de branco, percorrido por azulejo de padrão, formando silhar e cobertura em falsa abóbada de berço abatido, assente em cornija pintada de cinzento e com tirantes metálicos. No lado do Evangelho, púlpito quadrangular, em cantaria de granito, assente em colunelo toscano e com acesso por escadas no lado direito; tem guardas plenas de cantaria, atravessadas por sulcos, que as fragmentam em seis triângulos, centrados por cruz. Arco triunfal amplo e falso, em arco abatido, pintado de cinza. Sobre supedâneo, o retábulo-mor de talha dourada, de planta recta e três eixos definidos por quatro colunas torsas, ornadas por pâmpanos, que se prolongam em duas arquivoltas, unidas por aduelas, envolvendo a tribuna, onde surge trono de três degraus; lateralmente, dois paineís, envolvidos por molduras de acantos, ostentando pinturas; o sotobanco é pintado e, afastado, possui altar em forma de urna, de talha pintada de branco, azul e dourado, formando cartela recortada.
Materiais
Estrutura em cantaria e alvenaria de granito, parcialmente rebocada e pintada; modinaturas, colunas, pavimentos, cornijas, bailéus, púlpito em cantaria de granito; portas e retábulo em madeira; tirantes metálicos; janelas com vidro simples; cobertura em telha.
Observações
*1 - segundo a tradição, esta Capela teve fundação anterior, num local onde fora encontrada uma imagem da Virgem, debaixo de um sobreiro, pelo que se passou a chamar Capela de Nossa Senhora do Sobreirinho.