Palacete revivalista, integrada em ampla propriedade de recreio, de planta em L irregular, situada num ligeiro declive, composta por casa, numa das extremidades, rodeada por jardim à inglesa, onde se implantam uma gruta, estufas, um castelo-mirante, um lago, atravessado por pontes de madeira ou de cantaria, uma gaiola e vários canteiros com flora exuberante, envolvidos por caminhos sinuosos, bordejados por bancos de cantaria. A casa é de planta em L, formada por dois corpos de cronologias distintas, o primitivo rectangular simples, de inspiração neoclássica e com influência francesa. Possui fachadas com vãos rasgados de forma simétrica, com panos definidos por pilastras toscanas, tendo, no piso inferior, silharia fendida, imitando aparelho rusticado. A fachada principal tem o pano central saliente, com acesso por escadaria de cantaria com guarda balaustrada, formando um átrio de colunas toscanas, que sustentam varanda com guarda, também balaustrada. Sobre as fachadas, com vãos de perfis distintos, de volta perfeita no primeiro piso e rectilíneos no segudo, surge mezanino, rasgado por vãos em arco abatido, e trapeiras vazadas por óculos e decorados por acantos e concha, de inspiração barroca. Nos ângulos, acrotérios com esculturas alegóricas. Foi-lhe adossado um corpo no séc. 20, incaracterístico, com vãos rectilíneos, alguns protegidos por grades de inspiração Arte Nova. Interior com amplo vestíbulo, que liga a pequenas dependências laterais e a corredor central que é o elemento que faz a distriuição nos vários pisos. As salas do primeiro e segundo pisos apresentam decoração pintada, maioritariamente geométrica ou fitomórfica, disposta em apainelados, surgindo, contudo, no corredor do primeiro piso e no salão, pequenas cenas figurativas.
Ampla propriedade, formando um L irregular, construída em cotas diferenciadas, adaptando-se a um ligeiro declive do terreno, totalmente murada e composta por casa de habitação no lado NO., envolvida por jardim, de espessa vegetação, um lago central, atravessado por pontes de madeira ou de cantaria, uma gruta, a Casa do Castelo e um mirante no ângulo S., uma gaiola de madeira e, no ângulo NO., o court de ténis *1. CASA de planta em L irregular, composto pela junção de dois corpos ao primitivo, rectangular, de volumes articulados e disposição horizontalista, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, na cozinha, e de quatro no corpo principal e no corpo adossado à fachada lateral direita, o primeiro com quatro trapeiras e um poço de luz circular. Fachadas rebocadas, percorridas por embasamento de cantaria, com cunhais apilastrados, evoluindo em dois pisos, definidos por cornija, e rematadas em friso e cornija, ornada na base por denticulado. Fachada principal virada a N., de dois pisos, o inferior em silharia fendida, imitando o aparelho rústico, antecedida por escadaria de aparato, de quatro lanços, divergentes e convergentes,com guardas balaustradas. A fachada está dividida em três panos, dispostos simetricamente e divididos por duas ordens de pilastras, o central saliente e formando átrio composto por quatro colunas toscanas, que sustentam ampla varanda no segundo piso, com guarda balaustrada; para o átrio, abrem três portas em arco de volta perfeita, de moldura simples e, para a varanda, três portas de verga recta, rematadas por cornija. Em cada um dos panos laterais, surgem, no primeiro piso, duas janelas de varandim com guarda balaustrada e, no segundo, duas janelas de peitoril, rectilíneas e rematadas por cornija. Todos os vãos estão protegidos por duas folhas com caixilharias de madeira e vidro simples, encimadas por bandeira, ornada na base por pequena concha e acantos. No embasamento, surgem, de cada lado, duas janelas jacentes em arco abatido. Sobre a cornija, erguem-se, a marcar os panos, quatro plintos paralelepipédicos, encimados por figuras femininas alegóricas, sobre as quais é visível um mezanino, rasgado por seis janelas em arco abatido e, ao centro, duas chaminés, a enquadrar trapeira em empena curva, ornada por elementos fitomórficos e flanqueada por pilastras de fuste almofadado, que centram óculo ovalado. A fachada lateral esquerda, virada a E., segue o mesmo esquema compositivo da principal, com piso inferior em silharia fendida, de três panos divididos por pilastras toscanas, rematada por friso e cornija, com figuras femininas alegóricas nos ângulos e mezanino rasgado por três janelas, enquadradas por duas chaminés e trapeira semelhante à da fachada principal. O piso inferior é rasgado por porta central e quatro janelas de peitoril, todas em arco de volta perfeita, sustentadas por cornija, surgindo, no superior, três portas rectilíneas que abrem para sacada comum, em cantaria de granito, sustentada por consolas e com guarda de ferro forjado, ornado por elementos vegetalistas estilizados e vazados, possuindo mastro de bandeira; é ladeada por duas janelas de peitoril rectilíneas, assentes em cornija e rematadas por frontão triangular. Os caixilhos são semelhantes aos da fachada principal, destacando-se a porta, com acesso por escadaria de cantaria, em leque, protegida por duas folhas de madeira almofadadas e ornadas por falsos balaústres, elementos trilobados e concheados, encimadas por bandeira de ferro forjado, ornada por acantos clássicos e flores-de-lis, apresentando o anagrama "J.M.". A ladear as escadas, duas janelas jacentes em arco abatido. Em frente a esta, forma-se um pequeno recinto fechado, separado do jardim por muro de cantaria, com acesso por porta rectilínea de grades metálicas. Fachada lateral direita, virada a O., de três pisos, adaptando-se ao ligeiro desnível do terreno, o inferior com quatro janelas jacentes, com molduras de cantaria e protegidas por grades de ferro forjado com decoração vegetalista. Ao centro, um lanço de escadas com guardas semelhantes às grades, acede ao segundo piso, rasgado por porta de verga recta, ladeada por sete janelas de peitoril, surgindo, no piso superior, oito janelas de peitoril, todas com molduras simples de cantaria. Sobre o telhado, é visível o mezanino, parcialmente entaipado, rasgado por três janelas em arco abatido, tendo, ao centro trapeira. No lado direito, surge uma água-furtada, quadrangular, delimitada por pilastras toscanas, rasgada, na face O., por vão em arco abatido, tendo, em cada lado da cobertura, uma trapeira, semelhante às anteriores. A porta tem duas folhas de madeira e vidro, encimadas por bandeira, e as janelas caixilharias de madeira, em guilhotina. A fachada posterior possui corpo adossado perpendicularmente, seccionando-a em dois panos. No lado esquerdo, é rasgada, em cada piso, por uma janela de peitoril rectilínea, surgindo, no ângulo com o corpo perpendicular, um anexo feito em ferro e vidro, constituindo uma pequena marquise. O pano do lado direito é rasgado, em cada piso, por cinco vãos rectilíneos assentes em cornija e com molduras simples, correspondendo, no inferior, a três janelas de peitoril e duas portas, e, no superior, a cinco janelas de peitoril; estas são em caixilharias de madeira, com bandeira, ornada por concha e pequenos acantos. Sobre o remate, é visível o mezanino, rasgado por três janelas em arco abatido, a trapeira e um poço de luz, no lado direito. O corpo adossado, correspondendo à cozinha, é rectangular, evoluindo em dois pisos, o superior mais estreito e protegido por chapa de zinco, sendo o inferior flanqueado por cunhais em cantaria e rematado por friso, cornija e platibanda plena. Na face O., é rasgado por três janelas de peitoril rectilíneas, de moldura simples, surgindo, no piso superior, quatro janelas de peitoril, entre as quais surge uma chaminé. A face S., em empena, possui porta de verga recta no primeiro piso e janela de perfil angular no superior. A face E. tem quatro janelas de peitoril no primeiro piso e três no segundo, todas rectilíneas. INTERIOR com amplo vestíbulo, consituindo um salão, que liga a duas dependências laterais e ao corredor, que percorre longitudinalmente o imóvel, com acesso directo pelas portas ragadas nas fachadas laterais, para onde abrem mais três dependências. O Salão ou Sala Dourada está virado ao jardim, com pavimento de madeira e paredes percorridas por lambril do mesmo material, formando apainelados, que se prolongam em pintura até ao tecto, seccionado por painéis de tamanhos diferentes e ornados por rosetões, surgindo na sanca, pequenas pinturas figurando trechos de Ponte de Lima; em cada um dos painéis das paredes, foram pintadas mísulas fingidas com vasos de flores. No fundo de um dos corredores, as instalações sanitárias. Ao lado do Salão, escadas de acesso ao vários pisos, com guarda de madeira torneada, de perfil sinuoso, sendo os patamares iluminados por janelas rectilíneas, protegidas por vidro fosco. Os pisos superiores e a cave têm distribuição por estreito corredor central, sendo em L no segundo piso, que acede a 10 dependências intercomunicantes e formando os quartos, alguns com decoração fitomórfica pintada nos tectos, surgindo, num dos topos, as instalações sanitárias; a cave tem sete dependências, uma de grandes dimensões, sendo as demais intercomunicantes. O sótão apresenta oito dependências, duas delas intercomunicantes. A GRUTA é de planta circular, possuindo base de madeira irregular, saliente, imitando troncos e raízes de árvores, sendo a zona superior em alvenaria de granito aparente, com as juntas pintadas de branco, com cobertura cónica assente em cornija e pequenos cachorros; é rasgada por duas janelas em arco apontado, protegida por caixilharia metálica e vidro fosco, que abrem para pequena varanda, protegida por guarda de madeira. A edificação surge junto ao lago, de estrutura sinuosa, pontuado por pequenas pontes de madeira ou de cantaria, com guardas balaustradas, e bordejado por caminhos de terra batida, protegidos por guardas de madeira, onde surgem bancos de cantaria e candeeiros em ferro. Junto ao muro da fachada posterior da Quinta, em betão e encimado por urnas, surge uma pequena ESTUFA rectangular, com estrutura de ferro pintado de verde e vidro, tendo, no lado esquerdo, a CASA do CASTELO de planta rectangular irregular, com os muros em cantaria, encimados por merlões piramidais, rasgada uniformemente por portas de verga recta e tendo duas torres quadrangulares, também rematadas por merlões e rasgadas por pequenos óculos circulares. Num dos ângulos, junto ao court de ténis, uma GAIOLA hexagonal, feita em madeira, rematada por cúpula e pináculo. No centro, foi construído parque infantil, onde aparecem baloiços e escorrega. A vegetação é frondosa e variada, integrando árvores exóticas, nomeadamente palmeiras, criando um jardim de aspecto expontâneo. Junto à fachada principal, subsistem indícios de um jardim mais formal, sendo visíveis alguns buxos que delimitavam os canteiros.
Materiais
Estrutura em alvenaria e cantaria de granito, aparente ou rebocada; pilastras, cunhais, colunas, escadas, balaustradas, modinaturas, esculturas em cantaria de granito; coberturas, pavimentos, lambris, rodapés, caixilharias, portas de madeira; tectos em fasquiado; tecto com estuque decorativo; janelas e bandeiras com vidro simples ou fosco; grades, guardas e portões de ferro forjado; cobertura de telha.
Observações
*1 - uma planta de 1963, mostra a implantação da Villa, tendo marcadas outras construções, actualmente desaparecidas, como a Casa da Governanta, a Casa do Castelo, os galinheiros, a Casa da tulha, arrecadações e garagens. *2 - consistia na zona envolvente do Noviciado, que fora expropriada em 1874. *3 - o Salão nobre ou Sala Dourada possuía mobiliário de influência Luís XV, com credência, 3 espelhos e 18 cadeiras, em madeira dourada; Sala de Jantar com mobília estilo Henrique II, em carvalho do N. e o Vestíbulo ou Salão dos Retratos tinha mobiliário indo-português e enorme bufete, contadores e colunas nos ângulos, uma delas sustentando a figura da República.