Coreto construído em finais do séc. 19 pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, para apoio às festas do Santuário. Apresenta planta octogonal, constituído por base, com paramentos rebocados e pintados, de soco e cunhais em cantaria e remate em cornija, e colunas de ferro fundido, sustentando a cobertura, em cúpula facetada. A base é rasgada por porta de verga reta de acesso ao interior e, nos restantes panos, abrem-se óculos circulares, tendo guarda em gradeamento de ferro de linguagem mais moderna que a restante estrutura em ferro.
Planta centralizada, octogonal, de volume simples, constituído pela base e cobertura em cúpula metálica, também octogonal, de remate horizontalizado. Base com paramentos rebocados e pintados de branco, com soco de cantaria, delimitados por cunhais em alhetas de cantaria, e remate em cornija. A face principal surge virada a O., rasgada por portal de verga reta, de moldura simples e as restantes rasgadas por pequenos óculos, com respiradoures metálicos; numa das faces viradas a N. surge sobre o óculo, uma lápide inscrita. Sobre a base, nos ângulos do polígono, erguem-se oito colunas, em ferro fundido, pintado de verde, de fuste liso e terço inferior marcado, decorado e pintado de amarelo, sobre finos plintos, de base também pintada de amarelo, tal como os capitéis. Sobre as colunas desenvolvem-se falsas mísulas tripartidas, decoradas com elementos recortados pintados de amarelo, as quais suportam a estrutura em ferro, onde assenta a cobertura, exteriormente pintada de verde e interiormente pintada de branco. Sobre a base corre guarda em ferro forjado, pintado de verde, inferiormente seccionada e com elementos verticalizados decorados por florões recortados centrais e remates piramidais, pintados de amarelo. Acesso ao interior do coreto a partir do compartimento da base, através de quatro vãos retangulares, dispostos em cruz, e tapados com tábuas de madeira. O pavimento é revestido a estrutura pintada de verde.
Materiais
Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; soco, cunhais, cornija e molduras dos vãos em cantaria de calcário; colunas, estrutura de sustentação da cobertura, guardas e cobertura em ferro, pintada; respiradouros metálicos; porta de madeira pintada; vãos do pavimento em tábuas; lápide em mármore.
Observações