Portal de Cidadania

Igreja Paroquial de Cumeeira

Igreja Paroquial de Cumeeira

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Cumeeira encontra-se localizado na freguesia de Cumeeira no municipio de Penela e no distrito de Coimbra.

Igreja paroquial manuelina com retábulo em talha do altar-mor da ápoca de D. Pedro II. Possui imagens da Virgem com o Menino do século 15 em pedra Ançã proveniente das oficinas de Coimbra e de Santa Mártir do século 16.

Planta longitudinal, composta pela nave, sacristia , torre sineira; volumetria articulada de massas simples; cobertura em telhados de 2 e 4 águas. INTERIOR: nave longitudinal apresenta 2 capelas laterais integrando respectivamente talha dourada com representação de "Ecce Homo" e 2 esculturas em pedra Ançã da Virgem com o Menino e Santa Mártir; capela-mor com retábulo em talha.

Materiais

Observações

EM ESTUDO