Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Torre do Castro

Torre do Castro

O ponto de interesse Torre do Castro encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Ferreiros no municipio de Amares e no distrito de Braga.

Casa nobre gótica e manuelina, do tipo "Casa torre", de raíz medieval, com características clamente defensivas, com adaptações nos períodos quinhentista e seiscentista. Torre quadrangular, rematada por merlões e matacães, nos ângulos, com fachadas rasgadas janelas de sacada e de peito rectangulares, com pedra de armas, decoração encordada e gárgulas de canhão e zoomórfica. Corpo adossado quinhentista, com entrada feita longitudinalmente, precedida de escadaria, varanda alpendrada na fachada lateral, janelas cruzetadas e portal manuelino, na fachada posterior. A casa encontra-se rodeada por fosso defensivo e muralha. A torre apresenta balcões de matacães nos ângulos e gárgulas, uma delas que representa um crocodilo, a S., e figura humana a defecar, a O.. Existência de vários vãos quinhentistas, nomeadamente janelas cruzetadas. O salão nobre apresentava um tecto com pintura de finais de quinhentos, representando diversos temas históricos e familiares, um deles com a representação da Torre do Castro.

Planta composta por torre quadrangular, integrada em corpo em L, adossado a S., que se desenvolve longitudinalmente, com varanda alpendrada destacada a E.. Volumes escalonados e articulados, de dominante horizontal, quebrada pelo verticalismo da torre. Coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas, na torre, três no corpo longitudinal, com diversas chaminés, e uma água na varanda. Fachadas em cantaria de granito, em aparelho pseudo-isódomo. Torre, de quatro registos, rematada por motivo encordado, de onde arrancam oito gárgulas, sendo a maioria de canhão, uma zoomórficas e outra antropomórfica, encimado por merlões com matacães, nos ângulos, suportados por mísulas trilobadas. Fachada E., com janelas de sacada, sem guarda, de verga recta no segundo e terceiro registo, e janela de peito rectangular no último. Fachada N. com seteira no primeiro registo, no segundo, cartela com a inscrição epigrafada, encimada pelo brasão dos Machado e Orozco e painel de azulejos com a Virgem, e janela rectangular no terceiro. As fachadas S. e O. apresentam no nível superior janela rectangular. O corpo longitudinal é rematado por beiral, com gárgulas. Apresenta dois registos, com fachada principal a S., mais estreita que as restantes. Possui no primeiro registo porta de verga recta, precedida por patamar trapeizoidal, com lanços de escadas nos extremos, onde assenta escadaria de um só lanço recto, com guarda plena, de acesso ao segundo registo, com porta de verga recta ladeada superiormente por mísulas que suportariam um alpendre. Este registo apresenta ainda dois janelões rectangulares, em cruzeta, com chanfro, e entre eles pedra de armas, dos Machados, encimada por pequena cornija. Na fachada lateral E. abre-se uma ampla varanda alpendrada de madeira sobre pilares prismáticos de granito onde se rasga porta de acesso às lojas. A fachada lateral O., é reforçada por contraforte, sendo rasgada no primeiro registo por três janelas rectangulares, uma mais pequena, porta de verga recta e duas seteiras e no segundo, por duas janelas de sacada, uma delas com varanda de pedra e mísulas de um antigo alpendre, e um janelão rectangular em cruzeta, com chanfro. Fachada posterior a N. rasgada por porta quinhentista, ladeada por janela rectangular, no primeiro registo, e janela rectangular com chanfro no segundo. O INTERIOR da torre encontra-ser divido em salas e uma loja no primeiro piso. O outro edifício organiza-se em salas e cozinha no primeiro piso, e salas e quartos, no segundo. Pavimentos de pedra e madeira e tectos de madeira *1.

Materiais

Estrutura, elementos decorativos e pavimentos interiores de granito; varanda alpentrada, pavimentos, tectos e portas e janelas em madeira; grades das janelas em ferro; cobertura em telha de canudo.

Observações

Depois de ter sofrido o roubo de peças de grande valor, o proprietário não permite a realização de fotografias no interior da residência; *1 - O salão nobre exibia painéis pintados intitulados "Castro Castrorum", entretanto mudados de lugar, e colocados nas paredes, representando "Dona Margarida Machado, assistindo da Torre de Castro à chegada dos juízes do Porto que tinham decidido a seu favor num velho pleito", "História do Cisne", "Pesca milagrosa no rio Cávado", " Aurora e Meridies", "Destruição de Jerusalém" e "Conquista de Tróia".