Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Pópulo

Igreja Paroquial de Pópulo

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Pópulo encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Pópulo e Ribalonga no municipio de Alijó e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, oitocentista. Igreja oitocentista planta longitudinal e nave única, fachada principal em empena de cornija e portal de lintel abatido.

Planta longitudinal composta por nave e capela-mor rectangulares, com sacristia adossada por N. à capela-mor e sineira à fachada principal por S. Disposição horizontal das massas formando 3 volumes com coberturas diferenciadas em telhados de 2 e 1 águas e aba corrida sobre a sacristia. Fachadas de silharia e alvenaria de granito aparente, percorridas por cornija moldurada, cunhais do corpo da nave sublinhados por pilastras coroadas por pirâmides sobre pedestal. Fachada principal virada a SO., em empena moldurada coroada por cruz latina, com portal de arco abatido com moldura e cartela central. Sineira de corpo rectangular maciço sobre o qual assenta uma ventana em arco pleno com cornija sobrepujada por pirâmides e cruz latina sobre pedestal moldurado. Fachada N. com nave cega, e na lateral S. uma janela de vão rectangular em rampa, uma porta central de lintel abatido moldurado, e uma outra rectangular em plano elevado de acesso ao coro-alto, com escada de um lanço adossada posteriormente à sineira; na capela-mor janela de vão rectangular em rampa; fachada posterior cega, em empena coroada por cruz latina e na sacristia, fresta rectangular em rampa, abrindo-se uma porta rectangular rústica na fachada principal. INTERIOR de espaço diferenciado articulado, de pavimento lajeado, paredes de alvenaria de granito aparente, cornija e tecto curvo de madeira envernizada com tirantes metálicos. Na nave, coro-alto de pavimento e balaustrada de madeira envernizada, tendo no sub-coro, do lado do Evangelho, pia baptismal de granito octogonal; nesse mesmo lado, púlpito de base rectangular moldurada assente em mísula ornamentada, com lanço de degraus embutidos na parede e parapeito de madeira envernizada. Entre o púlpito e o coro-alto abre-se na parede um nicho de vão quadrangular vazio. Arco triunfal de volta perfeita sobre impostas molduradas com retábulos laterais de talha com dourados e pintura púrpura sobre fundo branco. Possuem um amplo nicho com arco apoiado em colunas espiraladas de cor púrpura com folhas e cachos dourados, encimado por cornija assente em consolas, coroada por cartela com folhagens entre pirâmides. Retábulo-mor do mesmo tipo de talha com nicho central com trono e imagem de Cristo na cruz, ladeado de dois pares de colunas encimadas por vasos ornamentais. As colunas, pintadas de púrpura apresentam fustes divididos em três secções, com caneluras no terço inferior, em espiral no terço superior e ao centro ornamentação de folhagens e caras de anjinhos. Na parede do lado do Evangelho abre-se uma porta rectangular de acesso à sacristia que possui pavimento em mosaico cerâmico, paredes de alvenaria de granito aparente e tecto de madeira envernizada em plano inclinado. Na parede do lado SE. o lavatório com pia singela.

Materiais

Estrutura, pavimento, degraus e base do púlpito em granito, cobertura de telha de meia-cana, retábulos, tectos e parapeito do púlpito em madeira, pavimento da sacristia em mosaico cerâmico industrial.

Observações

O aparelho de alvenaria e silharia de granito aparente permite visualizar algumas das fases e transformações que o templo sofreu. Na fachada posterior da sacristia e capela-mor distingue-se perfeitamente a cércea antiga e o alteamento actual destes dois corpos do edifício.